Os Reinos Puros / Parte 3

CAMPO MORTUÁRIO DAS MONTANHAS DE FOGO FLAMEJANTE

Esse reino puro é proximamente relacionado ao reino puro central Densamente Ornamentado. Ele é mais precisamente explicado em dois lugares: os tantras que ensinam a grande perfeição ou Dzogchen que nesse caso é chamado de Campo Mortuário das Montanhas de Fogo Flamejante e também é explicado no tantra de Mahakala Thrakso Kholma e nesse caso ele é chamado de Glorioso Campo Mortuário de Vairochana. Em ambos os casos, o modo que esse reino puro específico é explicado é como se segue. Ele é localizado no céu a frente de Vairochana. O chão ou a terra nesse reino é totalmente venenoso e só dá surgimento a plantas venenosas e espinhosas. Ao longo do dia, um vento igual a um furação ou tornado está constantemente soprando e à noite ele é preenchido com montanhas de chamas, por isso este nome. Todas as montanhas desse reino são montanhas de ossos humanos, pilhas de esqueletos. Todas as árvores e florestas são armas, isso quer dizer que todas as folhas e frutos nessas árvores são iguais a laminas e assim por diante. Toda a água nos rios e lagos está repleta de sangue e pus e é agitada por várias ondas. O reino está cheio de animais predadores que vagueiam por ele. No centro desse reino tem um palácio feito de crânios humanos e a aparência e a disposição desse palácio é exatamente o que você visualiza quando faz a prática de uma divindade irada.

O Buddha que rege esse reino é chamado Jonnu Pawo Tobden, que significa O Poderoso Guerreiro Jovial. Em essência, ele é o Heruka supremo, Tchem Tchog Heruka, com seu séquito de cinco Herukas das cinco famílias. Ele é ainda rodeado pelas dakinis e divindades iradas. Nesse reino ele sempre ensina o insuperável dharmachakra do mantra secreto; ele nunca ensina o sutra. Igualmente ao reino Densamente Ornamentado que está abaixo dele, o Campo Mortuário de Montanhas Flamejantes é imutável; e permanecerá sempre assim.

Para nascer nesse reino, você precisa ter obtido um dos quatro níveis de um vidyadhara; isso quer dizer que através do caminho do mantra secreto, você obtém um dos estágios de realização do mantra secreto. É impossível lá nascer não somente para seres humanos comuns, mas também para qualquer praticante do mantra que não obteve um dos quatro níveis. Mesmo que eles sejam praticantes do mantra, caso eles vissem esse reino por um instante, ficariam aterrorizados, perderiam a consciência e tentariam fugir. Especialmente nos dias de hoje, aqueles que nasceram nesse reino obtiveram o estado de vidyadhara e se especializaram na liberação dos seres através de meios enérgicos e irados. Esse é o reino dos grandes vidyadharas. Toda a sabedoria e atividade dos protetores do Dharma estão nesse reino. É onde habitam suas bases de emanação.

Há lugares em nosso mundo que estão de alguma forma conectados com o Campo Mortuário das Montanhas de Fogo Flamejante. Normalmente é dito que esses locais são atingidos por raios de luz que vêm desse reino. Isso inclui Shitavana e os outros entre os oito campos mortuários. Por eles serem reflexos indiretos desse reino eles partilham de suas características, em menor grau. Assim sendo, os protetores emanados habitam em nosso mundo nestes campos mortuários. Suas bases de emanação habitam no reino do Campo Mortuário das Montanhas de Fogo Flamejantes, mas as emanações aqui habitam. Aqueles que praticam o mantra secreto apropriadamente e intensamente, mas que ainda violam samayas em algum grau, tendem a nascer no séquito dos protetores que habitam nos oito campos mortuários ou em Shitavana. Os violadores que são liberados através da atividade dos protetores que não podem nascer nos reinos puros devido ao karma, mas não renascerão nos reinos inferiores devido às bênçãos dos protetores, nascem nos campos mortuários no séquito de emanação dos protetores. Isso é claramente explicado em uma das profecias de Guru Rinpotche, que é chamada de Profecias do Selo de Comando.

TUSHITA

Até esse ponto, tem sido dada uma descrição básica dos reinos puros. Os reinos completamente puros que tem sido descritos até agora são aqueles do leste, sul e norte, assim como o Reino Puro Central, o Densamente Ornamentado e o reino puro chamado Campo Mortuário das Montanhas de Fogo Flamejante. É quase impossível para uma pessoa comum renascer neles; é bom saber a respeito deles, mas não se deveria necessariamente aspirar a renascer nesses reinos.

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Agora nós vamos para uma descrição dos vários reinos que nós podemos vir a nascer. No contexto de nosso sistema de um bilhão de mundos, o quarto dos reinos dos deuses do desejo, de baixo para cima, é chamado de Tushita ou Jubiloso. Ainda que estritamente falando que Tushita está dentro do reino do desejo, ele também é a residência do Bodhisattva Maitreya, que é o regente sucessor do Buddha Shakyamuni. Antes do Buddha Shakyamuni nascer no nosso mundo, ele residia em Tushita e, quando de lá saiu, indicou Maitreya como seu sucessor. Maitreya ainda está e permanecerá lá até nascer em nosso mundo e se tornar o quinto Buddha.

Aqueles que têm disciplina moral, samaya puros e se esforçam principalmente no ouvir e contemplar ao invés da prática de meditação tendem a aspirar renascer em Tushita. Aqueles com total pura disciplina moral e o hábito de ouvir e refletir, renascerão em Tushita se eles fizerem a aspiração intensa de lá renascer. Tão logo suas aspirações cessem na hora da morte, dentre as sobrancelhas de Maitreya, sairá um facho de luz branca e tocará o topo da cabeça do moribundo como se fosse um arco-íris. Essa luz envolverá a mente ou consciência da pessoa e a guiará para Tushita, onde ela renascerá em um pedestal de lótus ou dentro de um lótus, no meio de um palácio divino dentro desse reino. Tendo lá nascido, pela duração de todo seu tempo, será continuamente servido por não menos que sete deusas e, é claro, o lorde Maitreya estará ensinando continuamente o Dharma em Tushita. Até ai tudo bem, mas há alguns problemas com esse reino. O primeiro problema é que a despeito da presença de Maitreya, ele é um reino dos deuses do desejo. Ele é cheio de diversão e, devido ao fato de ser constantemente servido por estas sete deusas, há a tendência de ser distraído pelo prazer e atmosfera de festa – todos estão cantando, dançando e se divertindo ao redor. Se alguém que obteve realização anteriormente escolheu renascer lá, esse não será um problema para ele; mas se meramente tinha uma pura disciplina moral e conhecimento, mas não realização, provavelmente se tornará tão distraído que não vai despender muito tempo, se algum, ouvindo Maitreya. Enquanto estiver lá, ficará mais interessado em se divertir.

Todavia, tendo lá nascido como resultado da aspiração em conexão com Maitreya, no futuro quando Maitreya nascer em nosso mundo, esse indivíduo e todos os outros que nasceram em Tushita, por essa aspiração, mais uma vez renascerão como seres humanos. Uma vez mais tomará a ordenação monástica, ouvirá os ensinamentos de Maitreya e pelo ato de ouvir e refletir e a força de sua disciplina moral – porque disciplina moral é a única causa do nascimento humano – renascerá vez após outra como um ser humano em nosso mundo pela duração da doutrina do Buddha Maitreya. Manterá sua doutrina através de todas essas vidas.

Continuará a nascer como ser humano pelos períodos de ensinamento de cada um dos mil buddhas desta era. Encontrará cada um deles, ouvirá seus ensinamentos e continuará a renascer como humano vida após vida. Após os mil buddhas desta era terem passado e no futuro, durante a era chamada de Estrelas Arranjadas ou Estrelas Propagadas renascerá novamente, no lugar ou mundo daquela era e encontrará cada um dos oitenta mil buddhas que surgirão em tal era. Verá cada um deles e ouvirá seus ensinamentos e manterá os ensinamentos de cada um deles. Durante tal era, começará a progredir substancialmente no caminho e finalmente, após muito tempo, obterá o despertar perfeito.

A razão para tudo isso é que a força por trás da aspiração para renascer em Tushita é o mérito da disciplina moral, o qual faz a pessoa continuar a renascer como humano, e o hábito de ouvir e refletir sobre os ensinamentos. E finalmente, começará a praticá-los de fato, mas a mudança do simples aprender para o praticar acontecerá de uma forma bem gradual. Isso é porque levará o período de ensinamento de oitenta mil buddhas para se progredir no caminho.

Dentro da tradição do budismo tibetano, a aspiração para renascer em Tushita é mais cultivada pelos Guelugpas. Isso acontece devido à ênfase na disciplina moral e o aprendizado e, dessa forma, eles aspiram manter os ensinamentos como detentores da linhagem monástica de todos os buddhas futuros. Desde que a aspiração para renascer em Tushita resultará nessa habilidade, bem como à realização de imenso benefício para os seres, muitos praticantes dessa tradição costumam fazer essa aspiração.

Para fazer essa aspiração, normalmente se canta a Aspiração de Maitreya, a qual é incluída na coleção chamada das Cinco Grandes Aspirações. Isso levará imenso benefício aos seres, mas lhe tomará um tempo extremamente longo para se obter a budeidade. Se a pessoa está desejosa de passar por inumeráveis nascimentos como ser humano para poder ser um detentor dos ensinamentos dos vários buddhas neste mundo, se não tem medo disso, então deveria fazer a aspiração para renascer em Tushita. Para assegurar esse renascimento, deveria recitar a Aspiração de Maitreya todos os dias sem falta. De onde vem essa informação? Ela vem do Sutra Profetizando Maitreya. Muitas pessoas aspiram renascer em Tushita dessa maneira.

Nesse ponto, Tchagme Rinpotche faz um comentário, “Eu fiz isso por sete anos, mas então eu pensei sobre isso e vendo o sofrimento do samsara eu percebi que eu estava totalmente entediado pela ideia de passar por tantos nascimentos e mortes, eu parei de recitar a Aspiração de Maitreya e comecei a recitar a Aspiração para renascer em Sukhavati.” O que ele está dizendo é que se você não está entediado pelos nascimentos e mortes sem fim, então tudo bem em recitar a Aspiração de Maitreya. Se você está preocupado com isso, você pode querer alguma outra coisa. Em termos de classificação, o reino de Tushita é classificado como um reino nirmanakaya menor, devido à presença de Maitreya. Anteriormente nós vimos que os reinos de sambhogakaya menores – aqueles no leste, sul e norte, por exemplo – são classificados como reinos de nirmanakaya maiores, porque eles são completamente puros. Como ele é parte do reino do desejo, ele é classificado como reino nirmanakaya menor.

GLORIOSA MONTANHA COR DE COBRE

Outro reino que se poderia aspirar está ao sudoeste de nossa localização, com as direções sendo baseadas na passagem do sol através do céu no nosso mundo. Essa é a ilha chamada de Chamaradvipa; ela se encontra ao oeste de Jambudvipa, assim ela é uma ilha satélite de Jambudvipa. No meio dessa ilha e predominando em sua topografia, está uma montanha chamada A Gloriosa Montanha Cor de Cobre. No pico dessa montanha, há um palácio chamado de Palácio da Luz de Lótus, o qual é a residência de Guru Rinpotche. Lá ele vive cercado por centenas de milhares de vidyadharas, dakas e dakinis. Da mesma forma que muitos dos praticantes Gelugs aspiram renascer em Tushita, muitos dos praticantes nyingma aspiram renascer em Chamaradvipa. A razão disso é óbvia: eles são devotados a Guru Rinpotche e por causa de sua intensa fé nele, eles querem ir onde ele se encontra. Aqui Tchagme Rinpotche faz uma menção “Possuo grande fé em Guru Rinpotche, muitos dos meus próprios professores renasceram lá. Dessa forma, quando eu era jovem, eu aspirava renascer na Gloriosa Montanha Cor de Cobre”.

É muito fácil nascer nesse reino. É ainda mais fácil do que renascer em Tushita. Assim se você quer nascer nesse reino não tenha dúvidas de que terá sucesso. Ele não é como os reinos puros do oeste, sul e norte. “Porém”, Tchagme Rinpotche diz, “quando eu pensei cuidadosamente a esse respeito eu percebi que há dois tipos de nascimentos ou circunstâncias de nascimento que se pode ter. O melhor dos dois é nascer como um vidyadhara, como um daka ou dakini.” Por exemplo, muitos dos tertons e siddhas na tradição tibetana tendem a renascer lá. Se você renascer como um daka ou uma dakini nesse reino, então para você ele é um reino puro. Seu corpo será sempre adornado pelos seis ornamentos de ossos e as vestimentas do campo mortuário. Você terá quase que ilimitadas habilidades miraculosas para satisfazer todas as necessidades e estará no séquito de Guru Rinpotche como um de seus atendentes. Os dakas e dakinis no séquito dele são invisíveis para pessoas comuns, porque eles não têm corpos substanciais. Seus corpos são de sabedoria, corpos de luz. Se você conseguir nascer desse modo, então você continuará sua prática do mantra secreto e nele atingirá seu ápice. Chamadvipa é extremamente prazeroso porque para você ele é um reino puro. Enquanto estiver lá, alcançará rapidamente a budeidade. Se conseguir lá renascer como um vidyadhara masculino ou feminino, como um daka ou uma dakini, então será fantástico.

Há outra coisa que pode acontecer. É fácil nascer lá, o que significa que não tem que ter realização para isso. Se você tem realização e nasce lá, nascerá como um vidyadhara masculino ou feminino. Se nascer simplesmente pela sua fé em Guru Rinpotche e não tiver realização, não irá renascer como um daka ou dakini, renascerá como um cidadão comum de Chamadvipa. Os habitantes de Chamadvipa são rakshasas, que são demônios canibais, seres desagradáveis.

A despeito de suas aflições mentais nessa vida – e você obviamente tinha alguma, desde que você não obteve a budeidade – rakshasas são muito mais confusos. Seus cinco venenos são muito fortes e a herança genética de se nascer como rakshasas significa que você está cheio de aflições mentais. No lado bom, você renascerá em Chamadvipa, assim terá algum contato com Guru Rinpotche. Você o verá e ouvirá pelo menos algumas de suas palavras. Devido a ser um rakshasa, você não o reconhecerá como um buddha ou um mahasiddha. Você pensará que ele é meramente o seu monarca.

Isso acontece porque quando Guru Rinpotche foi para Chamadvipa, ele tomou o lugar do monarca dos rakshasas, cujo nome é Raksha Thugtching Sarab. Essa é a forma ou aparência que Guru Rinpotche tem naquele reino. Se você nasceu como rakshasa, realmente não saberá que ele é Guru Rinpotche, apenas o verá como o rei dos rakshasas, assim não vai ter muita devoção por ele. O considerará como uma espécie de monarca ditador e provavelmente desobedecerá a seus comandos e suas leis, porque suas leis proíbem muitas das coisas que os rakshasas gostam de fazer. Você ficará contra as leis dele, então será legalmente punido, do que você obviamente se ressentirá. Sentir-se-á revoltado e assim perderá qualquer fé nele que possa ter tido. E mais ainda, por Chamarudvipa ser o satélite de Jambudvipa, a variação de circunstancias tais como abundancia, prazer e longevidade são as mesmas daqui. Esses são dois dos três possíveis resultados, um destes é bom e o outro não é tão bom.

A terceira circunstancia, diz Tchagme Rinpotche: Suponha que você tem apenas fé em Guru Rinpotche. Você tem uma verdadeira receptividade para os ensinamentos, o que significa que você praticou intensamente e manteve sua samaya imaculada. Então você pode lá nascer e de fato experienciar Guru Rinpotche como um professor, não apenas como um rei e receberá suas bênçãos e iniciações. Então outra coisa poderá acontecer. Ele pode ordenar que você volte para cá. Tem-se sabido que ele disse a figuras históricas que conseguiram lá renascer, “agora, não permaneça aqui. Volte para o Tibete (ou qualquer lugar) e pratique o Dharma; será de mais benefício para os seres”. Nessa situação, mesmo ainda que, você queria lá permanecer, não pode. Você tem que voltar para Jambudvipa.

Nesse ponto, Tchagme Rinpotche diz “eu estou tão entediado por todos os esses nascimentos e mortes que eu não aspiro renascer lá por causa da possibilidade de me tornar um rakshasa ou de qualquer modo ser mandado de volta. Se você” (se referindo a Tsondru Gyamtso e por extensão a todos os outros) “não está entediado pela possibilidade de muitos nascimentos e mortes e você tem grande devoção em Guru Rinpotche e está seguro que obedecerá aos seus comandos, se você lá nascer, mesmo se nascer como rakshasa, então de todas as maneiras faça a aspiração para renascer na Gloriosa Montanha Cor de Cobre”. Sobre sua classificação, esse é um reino Nirmanakaya menor, igual à Tushita.

O que finalmente acontece aos seres nascidos em Chamarudvipa por aspiração é que após vivendo e morrendo eles continuarão a renascer em qualquer lugar onde seus karmas os levem, enquanto este kalpa durar. Eles podem seguir a emanação de Guru Rinpotche de um lugar para outro em seus renascimentos, ou podem ser levados pelos seus karmas. E isso vai durar pelo tempo desse kalpa. Finalmente eles renascerão em Sukhavati, porque Guru Rinpotche é a emanação da mente de Amitabha. O destino final das pessoas nascidas em Chamaradvipa é Sukhavati, mas somente após muitos nascimentos e mortes sucedidos.

A fonte dessa informação, diz Tchagme Rinpotche, são as biografias secretas dos tertons, dos siddhas e de Guru Rinpotche assim como as perguntas e respostas de Langdro Lotsawa. Normalmente essas questões são referidas pelo nome de quem questiona, assim essas são provavelmente questões que Langdro Lotsawa perguntou a Guru Rinpotche.

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