Honen (Guenku)

1133 – 1212 D.C

Guenku, mais conhecido como Honen, dileto mestre de Shinran, tinha quarenta anos a mais do que ele, e é uma das mais importantes figuras do budismo japonês.
Era filho de um oficial da província que foi assassinado ao ser envolvido em um conflito entre facções de samurais. Influenciado pelo pai que, moribundo, transmitiu-lhe o ensinamento budista de que o ódio não poderia ser vencido pelo ódio, ordenou-se monge na idade de 9 anos. Foi para o monte Hiei, onde aprendeu com os monges famosos Guenku, Koen e Eiku e esteve em templos conhecidos de Nara e Kioto sempre em busca do caminho para a libertação espiritual. Inspirado pela leitura de Coleção de Passagens Essenciais sobre o Nascimento de Guenshin, encerra-se na Biblioteca Hoonzo, em Kurodani, para ler todos os sutras relacionados com a Terra Pura. Chegou a um comentário de Shan-Tao que diz:

“A contínua repetição do Nome do Buda com a singela Fé, sem se importar se está andando, sentado, de pé ou deitado, ou se a pratica num curto ou demorado tempo, é chamada Prática que Certamente Garante o Nosso Nascimento, porque está de acordo com o Voto do Buda”

Converte-se ao ensinamento da Terra Pura aos 43 anos. Aos 64 anos, compôs a Coleção de Passagens sobre o Nembutsu do Melhor Escolhido Votohonen Original e consolidou as bases da doutrina da Terra Pura em prol da confiança irrestrita no outro poder, em oposição às práticas centradas no próprio poder. No primeiro capítulo, proclama a independência da seita Jodo em relação a outras escolas da Terra Pura pela especificidade dos seus fundamentos doutrinários e o modo da sua transmissão. No segundo, explicita a ineficiência das outras práticas para o Nascimento na Terra Pura. No terceiro, qualifica o nembutsu como a única prática compatível com a finalidade do Voto Original de Amida e desenvolve nos capítulos sucessivos as bases teóricas para essa escolha. Conclui que o nembutsu, por ser fácil de ser praticado por homens e mulheres de todo tipo e ser superior em qualidade, foi a própria escolha do Amida.

Desceu a montanha e expôs a exclusiva prática do nembutsu em Yoshimizu, Kioto. Seu ensinamento se adaptava às condições sociais contemporâneas e a prática do nembutsu foi aceita amplamente pelo público em geral. Despertou ciúme e inveja dos tradicionalistas, por isso ele e o seu grupo foram severamente perseguidos pelo poder. Quatro discípulos foram executados e os outros exilados para vários rincões do Japão, entre eles Shinran, que foi deserdado para Echigo, situada na costa do Mar do Japão. Retornou a Kioto em 1211 e no ano seguinte morreu sem se reencontrar com Shinran. Tinha 80 anos.

Dois dias antes de morrer, ditou a famosa Confissão de Fé em Uma Página, a pedido de um seguidor. Com Honen, o imenso trabalho do Voto da Compaixão renasceu no Japão.