A Salvação Incondicional

1. Considerações Gerais:

Na seqüência, temos agora seis estrofes de louvor ao Patriarca Genshin, extraídas dosKôso Wasan (Hinos de Louvor aos Patriarcas) que nos convidam a refletir sobre o caráter incondicional da salvação oferecida pelo Budismo Shin. As duas primeiras estrofes são baseadas em passagens do Tratado sobre as Dúvidas do Mestre Huai-kan, discípulo de Shan-tao, uma das fontes doutrinárias utilizadas por Genshin. As demais estrofes se fundamentam em passagens do Ôjô Yôshû (Coletânea de passagens relativas ao ir-nascer) de Genshin.

 

2. Tradução:

Louvando os que seguem a Prática Exclusiva,

Disse o Mestre Genshin que em mil nem um só deixa de ir-nascer;

Censurando os que seguem as Práticas Mistas,

Disse que em dez mil nem mesmo um só irá nascer.

 

Mostrou ele que não são muitos

Os que irão nascer na Terra Pura da Retribuição

E ensinou também que não são poucos

Os que irão nascer na Terra Transformada.

 

Para que homens e mulheres, nobres e plebeus,

Recitem todos o Nome de Amida

Tanto faz estar andando, ou de pé, ou sentado, ou deitado,

Não se requerem ocasiões, locais ou condições especiais.

 

Com os olhos toldados pelas paixões,

Não vejo a Luz que me envolve e abraça;

Mas a Grande Compaixão, sempre incansável,

Constantemente ilumina minha pessoa.

 

Nós que aspiramos pela Terra de Retribuição de Amida

Podemos ser diferentes na forma exterior e na conduta,

Mas ao recebermos a Fé do Nome do Voto Original,

Jamais deveremos olvida-la, quer despertos, quer adormecidos.

 

Disse ele que para os seres carregados de profundas e extremas perversidades

Não existe outra via de salvação:

Apenas recitando com empenho total o Nome de Amida.

Irão nascer na Terra Pura.

 

3. Questões de Vocabulário:

3.1.Prática Exclusiva (Jap. Senju) = A Prática Exclusiva do Nembutsu do Voto Original.

3.2.Práticas Mistas (Jap. Zasshu) = A prática do Nembutsu mesclada com outras práticas budistas.

3.3.Terra Transformada (Jap. Kedo) = A região periférica da Terra Pura onde vão nascer aqueles que, não conseguindo se abrir para a Fé do Voto Original do Outro Poder, praticam o Nembutsu confiando em seus próprios esforços.

 

4. Comentário:

Ao iniciar seu curso em S. Paulo para a Associação de Senhoras Dobo (05/05/06), o Rev. Prof. Futoshi Takehashi declarou que o Budismo Shin é a religião da “salvação incondicional” (Jap. Mujôken no Kyûsai). Lembro que esta expressão é também o título de uma obra do Prof. Shuichi Maida dedicada ao estudo da obra maior de Shinran, oKyogyo Shinsho.

A grande maioria das religiões faz uma série de exigências aos devotos em troca da salvação que lhes oferece: sacrifícios, penitências, mortificações, preces, observância de preceitos éticos, práticas de meditação, tabus alimentares, etc., etc. A religião do Nembutsu, tal como foi pregada pelo Mestre Shinran, fundamentada nos ensinamentos do Buda Sakyamuni e dos Sete Patriarcas, não exige nada disso. A salvação oferecida é absolutamente incondicional e se dirige a todos, sem distinções. Nem sequer a fé é exigida como algo a ser construído pelo devoto, ela lhe é oferecida, é uma dádiva gratuita do Tathagata. Entretanto, as pessoas estão tão condicionadas à idéia de que precisam fazer alguma coisa para obter a salvação que dificilmente conseguem aceitar essa salvação incondicional.O próprio Nembutsu acaba sendo visto como uma prática ou uma espécie de passaporte para a salvação, que o devoto deve executar com suas próprias forças, e não como um cântico de gratidão relativo à salvação que já lhe foi dispensada gratuitamente.

É por isso que, no discurso mítico-religioso próprio da Tradição da Terra Pura, se diz que poucos nascem na Terra Pura propriamente dita, acessível apenas aos que se abrem ao Outro Poder. A maioria das pessoas, apegada à idéia de que a salvação demanda esforço pessoal, só conseguiria o nascimento na Terra Transformada ou de Transformação (Jap. Kedo) região periférica da Terra Pura destinada aos que permanecem nessa condição. Só depois de um longo período de adaptação vivido na mesma poderia alcançar a Terra Pura da Retribuição.

Na minha visão, toda a religião digna desse nome culmina num ato de entrega ao Outro Poder. Entretanto, antes de chegar a esse ponto, o ser humano precisa ir se desembaraçando paulatinamente da ilusão tenaz de que seus esforços o podem conduzir a algum lugar.