A Raíz do Nascimento e da Morte

Han-shan Te-ch’ing Ta-shih (1576-1623)
A Raiz do Nascimento e da Morte

Extraído da Coleção de Perambulações Oníricas (chin. Meng-yu-chi)

O Dharma recitação de Buddha [chin. nien-fo, jap. nenbutsu] tem o objetivo de atingir o renascimento na Terra Pura, terminando assim o ciclo do nascimento e da morte [sânsc. samsara]. Este é um assunto crucial. Portanto, os seres sencientes são encorajados a praticar a recitação de Buddha. Infelizmente, hoje as pessoas entendem apenas que a recitação de Buddha pode levar ao fim do nascimento e da morte, mas não entenderem onde está a raiz do nascimento e da morte. Como você deve praticar a recitação de Buddha para terminar o ciclo do nascimento e da morte? Se não cortar a raiz do nascimento e da morte, como você pode esperar terminar esse ciclo?

Qual é a raiz do nascimento e da morte? Um antigo mestre disse: “Se o seu karma ruim não fosse pesado, você não teria nascido no mundo Saha. Se os pensamentos de apego não forem cortados, você não poderá renascer na Terra Pura.” Portanto, sabemos que o apego é a raiz do nascimento e da morte. Todos os seres sencientes estão sujeitos ao sofrimento do nascimento e da morte por causa da aflição do apego. A raiz deste apego não vem desta vida apenas, nem de duas, três ou quatro vidas passadas. Ao invés disso, ela se origina desde um tempo sem início, nascimento após nascimento, morte após morte. Abandonando uma vida para reaparecer em uma outra vida, somos sempre influenciados pelo apego, até a nossa vida presente. Pensando de novo, quando você teve um único pensamento não amarrado por esta raiz de apego?

As sementes deste apego se acumularam durante longos éons e estão plantadas muito profundamente. Portanto, nascimento após nascimento, morte após morte, o ciclo nunca pára. Agora, você deve direcionar sua mente à recitação de Buddha, procurando apenas renascer na Terra Pura. Se uma parte de sua mente estiver engrenada na recitação de Buddha enquanto a outra estiver amarrada ao nascimento e morte, até mesmo se continuar esta recitação até o momento final, você apenas verá que ainda está enraizado no apego, ainda no ciclo do nascimento e morte. Nessa hora, você verá que essa recitação de Buddha [feita de modo desatento] foi inútil. Então, você poderá reclamar que a recitação de Buddha não traz resultados, mas será muito tarde para arrependimentos.

Encorajo aqueles que praticam a recitação de Buddha a entenderem primeiro que o apego é a raiz do nascimento e da morte. A recitação de Buddha requer que você corte o apego, pensamento após pensamento. Durante a recitação em casa, quando você vir seu filho, sua filha ou seus netos, ou suas posses materiais, você estará apegado a eles. Mas isto á a raiz do nascimento e da morte. Tudo ao redor do seu corpo pode entortar sua mente. Você pode recitar o nome de Buddha com sua boca, mas se a raiz do apego estiver em sua mente e você não perder isto nem por um momento, você não precisa se perguntar porque não consegue se concentrar na recitação de Buddha!

Quando a mente está cheia de apego ao mundo Saha, a recitação de Buddha permanece superficial. Uma parte da mente está praticando a recitação de Buddha enquanto a outra está cada vez mais cheia de apego. Se os pensamentos dos filhos e netos estiverem na frente de sua mente, a mente tentando recitar o nome de Buddha não poderá resistir à mente do apego, e assim você não poderá cortar o apego. Sendo assim, como você pode esperar colocar um fim ao ciclo do nascimento e da morte?

Como esta condição de apego se origina desde muitas vidas passadas, para a frutífera recitação de Buddha, apenas comece no presente, mesmo apesar de ainda não estar completamente familiar com o método e de não ter uma mente completamente sincera. Se você não tiver controle sobre si mesmo agora, também não o terá durante os momentos finais de sua vida.

Portanto, gostaria de encorajá-lo; se realmente quiser recitar o nome de Buddha e trazer um fim ao ciclo do nascimento e da morte, corte a raiz do nascimento e da morte, pensamento após pensamento. Não é aconselhável esperar até o fim de nossa vida para fazer isso. Encorajo-o a fazer o melhor que puder. Mantenha em mente que tudo é nascimento e morte. Para terminar o ciclo do nascimento e morte nesta vida presente, concentre-se na recitação do nome de Buddha, pensamento após pensamento. Se puder praticar assim a cada momento e ainda assim o ciclo do nascimento e da morte não terminar, então todos os Buddhas estarão mentindo. Então, seja você monge ou leigo, apenas mantenha o nascimento e a morte na frente de sua mente. Este é um método para escapar do nascimento e da morte e não há Dharma mais maravilhoso do que este.

Pratique a recitação de Buddha com a sua própria mente. Recitar o nome de Buddha é recitar a sua própria mente, pensamento após pensamento, sem interrupção. O Buddha e a mente são o mesmo. Sem sujeito nem objeto, a mente é vazia; tanto sujeito quando objeto são tranqüilizados. Isto é chamado recitar nossa própria mente, recitar nosso próprio Buddha.

Han-shan Te-ch’ing Ta-shih. Pure Land of the Patriarchs. Traduzido por Lok To. Sutra Translation New York: Committee of the United States and Canada, 1993. Pág. 14-16.