Os Reinos Puros / parte 2

Nas seções anteriores, explicamos dois tipos de reinos: O reino nirvânico ou reino puro e o reino samsárico ou reino impuro.

O que segue está previsto no contexto que nós já estabelecemos, em outras palavras, a explicação das direções, localização e assim por diante, está dentro do contexto de nossa percepção.

Para o oeste desse mundo, onde nós estamos, há o reino puro chamado Manifestadamente Jubiloso ou Abhirati. Esse reino puro é regido pelo Buddha Akshobhya. Akshobhya tem muitos nomes: Algumas vezes ele é chamado de Vajrasattva, outras vezes de Imperturbável e também de Inalterável ou Akshobhya. De qualquer modo, esses nomes se referem ao mesmo buddha. Para oeste deste local, está o reino chamado Radiância de Bendhurya. Esse reino é regido pelo Buddha da Medicina. Você notará que há oito Buddhas da Medicina. Os outros sete também possuem seus próprios reinos puros, os quais geralmente se acredita estarem ao leste, próximos do reino puro do principal Buddha da Medicina. Estes não são os únicos reinos puros ao leste, mas são os mais conhecidos.

Ao sul do nosso mundo, está o reino puro chamado Glorioso ou Possuindo o Esplendor e Satisfação da Glória. Esse reino é regido pelo Buddha Ratnasambhava, que é também conhecido como Pico Precioso. Ao norte daqui, está o reino chamado Completude Gloriosa da Atividade, o qual é regido pelo Buddha Amoghasiddhi, que é também chamado de Completo ou o Grande Desabrochar das Flores. Considerando tais reinos como direções, como o leste, sul e norte, esses são três tipos de reinos puros, o que significa que eles são puros de sofrimentos e kleshas. Nos termos de suas classificações especificas, eles são normalmente chamados “reinos sambhogakayas menores”, o que realmente significa que eles são reinos nirmanakayas maiores. Você os pode considerar como reinos sambhogakayas menores porque eles são puros e assim classificados como sambhogakayas ou pode considerá-los como reinos nirmanakayas maiores porque nesse caso maior também significa puro. De qualquer modo, para renascer em qualquer desses reinos do leste, sul ou norte, você deve ter atingido o primeiro bhumi de bodhisattva.

Você não pode renascer nesses reinos a menos que você tenha gerado bodhichitta, percorrido os primeiros estágios do caminho e atingido o primeiro nível de bodhisattva. Isso foi explicado por Matchig Labkyi Dronma, que está de acordo com a afirmação do Buddha no sutra que explica o reino de Akshobya.

DENSAMENTE ORNAMENTADO

sambogakayaOutro reino puro de sambhogakaya é aquele normalmente pensado como o mais elevado reino de Sambhogakaya. Ele é chamado de Densamente Ornamentado e é geralmente imaginado como estando diretamente acima de nós, no centro. Esse reino puro é de extensão imensurável; você não pode dizer que ele abarque certa quantidade de espaço e nada além disso. Ele é chamado de Densamente Ornamentado porque ele é muito ornamentado, rico e adornado. No meio deste reino há o palácio precioso e, da mesma forma que o reino, tal palácio é imensurável; você não pode afirmar exatamente o quanto ele é grande ou pequeno. No meio deste palácio, sentado em um trono de leão, lótus, sol e lua, está o corpo de todos os Buddhas – em outras palavras, o Buddha Vairochana, que nesse contexto também pode ser considerado como o aspecto sambhogakaya de Avalokiteshvara, ou Tchenrezi. De alguma forma, diferentemente dos três reinos mencionados anteriormente, esse é um reino sambhogakaya completo, o que significa que ele possui as cinco certezas. Cinco certezas significa as cinco coisas que são sempre verdadeiras em relação a tal reino. A primeira certeza é certeza do lugar. Esse reino é o reino sambhogakaya mais elevado, o Akanishtha, que é densamente ornamentado. Ele nunca muda e nunca se torna outra coisa. A segunda é a certeza do corpo que significa que o Buddha Avalokiteshvara – Vairochana, que rege esse reino, possui as marcas e sinais da perfeição física. A terceira é a certeza da duração, o que significa que esse reino vai continuar a existir até o samsara terminar. A quarta é a certeza do séquito o que significa que todos os seres nascidos nesse reino são bodhisattvas em um dos dez bhumis (mais tarde o texto será mais especifico. Ele dirá que para nascer neste reino, você deverá ter atingido o oitavo nível de bodhisattva).

A quinta certeza é a certeza do Dharma. O Dharma ensinado nesse reino é sempre o veículo Insuperável do Mahayana. Além disso, ele não é ensinado oralmente ou verbalmente, ele é ensinado através de símbolo. Em geral, isso é explicado dizendo que os bodhisattvas neste reino entendem o significado do Mahayana apenas ao ver a forma do Buddha regente em tal reino. Isso quer dizer que o significado é transmitido pela visão da aparência, implementos desse Buddha e assim por diante. Isso de fato significa que a sabedoria do Buddha comunica por si só, nesse reino, espontaneamente, através da mente e da sabedoria inata desses bodhisattvas. Esse tipo de comunicação ou transmissão é o que o ensinamento do Dzogtchen descreve como “linhagem e sabedoria dos vitoriosos” e a “linhagem de símbolo dos vidyadharas”. Há inumeráveis reinos nirmanakaya dentro de cada um dos poros da pele do Buddha neste reino central. Em cada um desses reinos nirmanakaya há uma emanação nirmanakaya desse Buddha, que beneficia os seres dentro desses reinos. Este reino de sambhogakaya central é chamado um “reino sambhogakaya maior”. Tudo isso é explicado no tantra no despertar manifesto de Vairochana.

Para comparar esse reino ao nosso, o objeto principal que o Buddha Vairochana detém em tal reino, é a tigela de esmolar. Crescendo de dentro da tigela de esmolar estão inumeráveis flores de lótus e em cada uma dessas flores há muitos reinos. Em um dos caules, crescendo no centro dessa tigela, há vinte e cinco flores desabrochando uma de dentro da outra. Em cima de cada uma dessas vinte e cinco flores, há muitos reinos. Em particular, em cima do décimo terceiro lótus, no topo dos estames, no centro da flor, há muitos sistemas de mundos. Em cima ou dentro de um dos estames, no meio dessa flor especifica, está o sistema de um bilhão de mundos, do qual nosso mundo faz parte.

Um sistema de um bilhão de mundos significa um bilhão de Montes Meru, cada um dos quais esta rodeado por quatro continentes. Um sistema de um bilhão de mundos é o campo da atividade de um nirmanakaya. Assim sendo, nesse sistema de um bilhão de mundos, surgiram um bilhão de Buddhas Shakyamuni, como o que surgiu nesse mundo para ensinar os sutras, e um bilhão de Padmakaras, igual àquele que surgiu nesse mundo para ensinar os tantras. Por exemplo, Guru Rinpotche surgiu na Índia e lá beneficiou os seres, foi para o Tibete para esconder seus ensinamentos e tesouros, estabelecendo uma linhagem pura e assim por diante e, enquanto lá estava, simultaneamente fazia o mesmo no restante dos bilhões de mundos deste sistema. Essa é a fonte para a nossa compreensão de que há um bilhão de Karmapas. Há um Gyalwang Karmapa em cada um desses bilhões de mundos, assim como tem um Gyalwang Karmapa no nosso.

A despeito do fato de que, em certo sentido, nosso reino está contido em um reino puro, ele não é um reino puro por si só e assim, qualquer um pode nascer aqui. Os mais elevados entre nós, aqueles que são puros de obscurecimentos, podem nascer aqui e o mais inferior entre nós também pode nascer aqui. Tudo isso está explicado no Sutra do Arranjo dos Caules. No Tibete isso foi particularmente explicado pelo rei Songtsen Gampo e Guru Rinpotche.

Temos visto nosso próprio sistema de mundo, no meio desse reino puro. Agora vamos voltar para o próprio reino puro central. Este reino puro central, o Densamente Ornamentado, só pode ser experenciado pelos bodhisattvas do oitavo, nono e décimo níveis. Mesmo entre bodhisattvas, é necessário atingir o oitavo nível para se renascer lá. Isso também foi explicado pela Dakini de sabedoria Matchig Labkyi Dronma. Sua explicação está de acordo com o entendimento usual da realização dos caminhos e estágios no Mahayana pelos bodhisattvas. Em outras palavras, no contexto Mahayana, faz sentido que um bodhisattva de primeiro nível possa nascer nos outros reinos e apenas bodhisattvas de oitavo nível possam nascer neste reino.

1 > 2 > 3 > 4 > 5 > 6