As Origem das Ordens da Escola da Terra Pura

Voces sabiam que a escola Jodoshinshu posui 10 Ordens diferentes e independentes? Essas ordens embora sigam praticamente a mesma doutrina são entidades diferentes e com estruturas diferentes e não existe uma principal ou secundárias. É claro que algumas tem centenas de templos e outras apenas um, mas em importância todas tem o mesmo nível de dedicação em transmitir o Dharma de Shakyamuni  e os ensinamentos de Shiran Shonin. Portanto, cada uma delas tem seus responsáveis, seus superintendentes e professores.

No Brasil, existem apenas duas ordens: a que chegou primeiro, Shinshu Otani-ha (Higashi Honganji) e a com maior número de templos hoje, Jodoshinshu Hongwanji-ha (Honpa Hongwanji ou Nishi), que por sinal são as Ordens com maior impacto histórico no Budismo.  Embora, ordens “irmãs” (literalmente, como veremos a seguir) toda as estruturas e hierarquias são distintas e não vinculantes, ou seja, um superior (Sotyo ou Rimban) de um ordem não tem ingerência na outra, mas a cooperação em estudos e atividades é completa.

Mas por que existem essas duas grandes ordens? Qual a história por trás disso?

Shinran faleceu com a idade de 90 em 28 de novembro de 1262, foi cremado em Higashiyama Toribeno em Kyoto e suas cinzas foram enterradas no Otani. Um mausoléu foi construído lá, em que uma figura de Shinran foi consagrada.

Esta é a origem do presente Higashi Honganji.  Tudo começou com a construção do Mausoléu de Shinran que ficou sob a guarda dos descendentes de Shinran Shonin. O Mausoléu Ōtani foi construído com a cooperação da filha de Shinran, Kakushinni e seus seguidores mais próximos na área de Kanto. A posição de “guarda” (Rusu-shiki) foi herdada de Kakushinni por seu primeiro filho, Kakue, seguido por seu neto, Kakunyo, que se tornou o terceiro sucessor. Ele acabou mudando o nome do mausoléu para  “Honganji”, (Hon=Original, GAN=Voto, Ji=Templo) que depois tornou-se oficialmente reconhecido como um templo.  Mais tarde, Honganji tornou-se afiliado ao templo Tendai Shōren-in, onde Shinran tinha sido ordenado e começou a assumir os traços de uma  escola budista em particular.

Quando Rennyo-shonin se tornou o Patriarca, no entanto, os monges Tendai do Monte Hiei se sentiram ameaçados por estas atividades e destruíram o Honganji original.  Rennyo fugiu para a província de Omi  e mais tarde começou uma comunidade em Yoshizaki na província Echizen (atual Fukui), onde continuou a propagação. Ele estendeu o ensino de Shinran para muitas pessoas, especialmente através de cartas facilmente compreensíveis, chamado Ofumi (no Higashi) e Gobunsho (no Nishi) e através da organização de reuniões locais (ko).

Em 1532, os seguidores de outras escolas budistas, que temiam a expansão do poder do Honganji atacaram e incendiaram Honganji de Yamashina. O Décimo Sucessor, Shōnyo, fugiu para Osaka (Ishiyama) e estabeleceu o templo principal lá.  Assim como em Yamashina, a cidade se desenvolveu em torno do templo Honganji. No entanto, na época do Décimo Primeiro Sucessor, Kennyo, o Honganji foi novamente confrontado com uma crise. Oda Nobunaga, que aspirava ao trazer todo o país sob seu governo, exigiu a posse de Osaka Honganji devido à sua localização geográfica ideal e estratégica. Claro que o Honganji recusou e combates começaram em 1570. Isto é conhecido como a Batalha de Ishiyama. Embora o Honganji tenha confrontado Nobunaga com a ajuda de seguidores em todo o país e senhores feudais como Mori, finalmente um acordo de paz foi celebrado em 1580 e Osaka Honganji foi entregue a Nobunaga.

Dois anos após Honganji ter deixado Osaka e depois da morte de Nobunaga, seu sucessor Toyotomi Hideyoshi tratou o Honganji com respeito e doou terras em Tenma, Osaka e mais tarde em Horikawa Shichijo, no lado oeste de Kyoto. No entanto, em 1592, logo após o Honganji ter se mudado para Kyoto, Kennyo faleceu e foi sucedido por Kyōnyo, que ainda preferiu auxiliar alguns focos de ataques aos templos do Honganji em Osaka, junto com os samurais do Clã Fujiwara que sempre defenderam o Hongaji e o sucessor passou a ser seu irmão mais novo, Junnyo, em uma providencial quebra de tradições. Porém com o fim dos combates, Kyonyo volta para Kyoto e um impasse se estabelece, afinal a sucessão era por tradição dada ao primeiro filho, no caso Kyonyo, mas seu irmão estava empossado.  Para arbitrar, Toyotomi Hideyoshi cede um novo terreno no lado leste da cidade (Karasuma) para a construçào de um novo templo, mas que reestabelecia a sucessão original. Então, ressurge o Honganji (denominado agora Otani-ha ou Higashi/leste) liderado pelo fiho mais velho de Kennyo literalmente irmão do “Nishi” (oeste) Hongwanji, liderado pelo seu irmão mais novo, Junnyo.

Outras ordens Jodoshinshu:

Takada-ha

Bukko-ji

Kosho-ji

Kibe-ji

Izumo-ji

Josho-ji

Ooya-ji

Sanmonto-ji