SOBRE O NAMO AMIDA BUTSU

 

Namo significa o ser humano descobrindo um abrigo, um refúgio e apoio, para além dele mesmo e de suas forças. Namo somos nós, conscientes de nossa fragilidade e de nossas imperfeições, porém descobrindo ao mesmo tempo uma força, um Poder que nos protege,  envolve e liberta.

Amida Butsu é este Poder. Literalmente Amida Butsu significa “Buda da Luz e Vida Infinitas”. Este termo designa uma realidade Absoluta, que tanto nos transcende quanto nos abarca. É este o Poder que nos conduz à libertação, à plena realização. E o faz chamando-nos à descoberta do abrigo e refúgio nele. No fundo de nós mesmos, Amida Butsu nos chama dizendo: “Namo Amida Butsu”. E isto quer dizer: “Eis aqui, na Luz e Vida Infinitas, o teu refúgio, o teu abrigo e apoio”. Tudo o mais passa e desaparece em nossas existências. Este chamado permanece e acaba por nos despertar. As palavras Namo Amida Butsu indicam e simbolizam este Poder maior e sua ação libertadora em nossas existências.

Mas quando somos nós que pronunciamos Namo Amida Butsu, o fazemos buscando primeiro nos conscientizar desta realidade. Quando a realizamos, descobrimos que ela é que se nos revelou. Então, como expressão de nossa gratidão, dizemos também Namo Amida Butsu.

Assim sendo, o Buda da Luz e Vida Infinitas nos chama, para nos despertar do pesadelo de nossa ignorância. Nós repetimos o que o Buda nos diz, quando nos chama, porque procuramos realizar o sentido do que nos é transmitido. E descobrindo, nós respondemos agradecendo. A expressão Namo Amida Butsu sintetiza portanto todo este processo. O chamado do Buda, a nossa tentativa de realizar o que nos está sendo transmitido, e por fim a expressão de nossa gratidão por termos sido libertados.

 

Shogyo Gustavo Pinto