NOTAS SOBRE O “SHÔSHINGE” – 1

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Rev. Prof. Dr. Ricardo Mário Gonçalves

1 - Estas notas não têm a pretensão de expor a doutrina do Shôshinge conforme a tradição exegética da Ordem Otani. Outros farão isso muito melhor do que nós e complementarão ou retificarão estas notas quando necessário. Elas pretendem apenas elucidar o sentido do vocabulário e apresentar modestos contributos a partir da Ciência das Religiões e dos Estudos Indianos e Budistas, visando à melhor compreensão do texto.

1.1 – Por outro lado, encaramos o Budismo Shin não como uma simples escola ou seita do Budismo do Japão, mas sim como o Vasto e Profundo Caminho do Mahayana, a abarcar em seu seio as demais doutrinas e práticas budistas como o Budismo Primitivo, o Theravada, o Tendai, o Shingon, o Zen e mesmo o Lamaísmo Tibetano, ao qual a Terra Pura do Buda Amida não é estranha.

2 – O Shôshinge, cujo título completo é Shõshin Nembutsu Ge (Poema da Verdadeira Fé no Nembutsu), constitui um apêndice ao Gyô no Maki (Livro da Prática) doKyôgyôshinshô (Florilégio sobre a Doutrina, a Prática, a Fé e a Iluminação), a obra maior do Patriarca Shinran, sendo precedido das seguintes palavras:

Agora, volto às Palavras Verdadeiras do Sábio Maior, perscruto as interpretações dos Patriarcas, e, percebendo através da Fé e da Sabedoria quão profundos e sublimes são os Benefícios recebidos do Buda, componho o “Poema da Verdadeira Fé no Nembutsu”, que diz: (segue-se o poema)

2.1 – Chamo a atenção aqui para o termo shinchi (literalmente, Fé/Sabedoria) que resume a epistemologia do Mestre Shinran, que reúne Fé e Sabedoria como meios de se chegar ao conhecimento da Verdade. A História das Religiões nos apresenta um paralelo na Gnose Cristã, onde temos a figura da Pistis Sophia (Fé/Sabedoria).

3 – Sobre o termo Shin (Fé):

Os termos sânscritos do vocabulário especializado do Budismo que são traduzidos por são os seguintes:

Prasada = purificação, satisfação, coração puro e transparente.

Adhimukti = fé nascida da compreensão, saber/crer.

Sraddha (termo aparentado com o latim credere) = depositar a verdade em, confiar na verdade de.

A fé budista é calma, profunda, serena, não deve ser confundida com a fé extática e exaltada do Hinduismo (bhakti), que facilmente resvala para o fanatismo. No Budismo o termo bhakti jamais é empregado.

4 – Sobre o termo Nembutsu (em sânscrito, buddhanusmrti ):

Há um Nembutsu pensado e um recitado, ambos com raízes indianas. O conceito deNembutsu está ligado ao de memória, de lembrança (smrti em sânscrito). Uma tradução literal poderia ser lembrar-se do Buda. Um equivalente apontado pela História das Religiões é a prática do dhikr (literalmente, lembrar-se de Deus) pelos muçulmanos, que consiste na recitação da frase La’ilaha’illah – Llah (Não há outro Deus além de Allah.), com o auxílio do rosário.

5 – Tema e divisão em partes:

O tema do Shôshinge é a História Sagrada (ou hiero-história) da Fé no Nembutsu. Podemos dividi-lo em três partes:

1ª parte: compreende os dois primeiros versos; o Autor expressa sua fé em Amida como Buda da Luz e da Vida Infinitas. Lembremos que praticamente todos os poemas e tratados budistas indianos se iniciam com fórmulas de invocação e expressão de fé numa divindade. Isso ocorre também com os textos hinduístas e mesmo com textos de caráter profano.

2ª parte: de Ho Zo Bo Sa In Ni Ji até Nan Chu Shi Nan Mu Ka Shi. Relato sucinto da História do Bodhisattva Dharmakara , de sua realização como o Buda Amida e de sua edificação da Terra Pura, tal como é narrada no Grande Sutra da Vida Imensurável(Daimuryôjukyô). Trata-se de uma História exemplar, mítica, que se desenrola in illo tempore, ou seja, num tempo primordial, além do tempo histórico, e, ao mesmo tempo, aqui e agora, na profundidade de nossos corações. Cf. as palavras do Prof. Ryojin Soga: O Bodhisattva Dharmakara é o Alayavijnana ( Consciência Armazenadora).

É costume dividir essa 2ª parte em três segmentos. O primeiro, denominado “Segmento de Amida”, vai de Ho Zo Bo Sa In Ni Ji até His Shi Me’ Do Gan Jo Ju e nos expõe os Votos do Buda Amida. O segundo, denominado “Segmento de Shakyamuni”, vai de Nyo Rai Sho I Ko Shs Se até Ze Nin Myô Fun Da Ri Ke e nos esclarece sobre a verdadeira razão da manifestação do Buda Shakyamuni no mundo. O terceiro, denominado “Segmento de Encerramento”, vai de Mi Da Bu Hon Gan Nen Butsu até Nan Chu Shi Nan Um Ka Shi e expõe a conclusão geral dessa parte.

3ª parte: de In Do Sai Ten Shi Ron Ge até o final. Exposição resumida da vida e das doutrinas dos Sete Patriarcas reverenciados por Shinran como transmissores da Tradição da Terra Pura. História da transmissão da fé no Nembutsu através dos tempos.