Os Reinos Puros / parte 4

POTALA

Outro reino puro que muitas pessoas aspiram a renascer é o de Potala, que é considerado o reino de Tchenrezi. As pessoas que aspiram renascer em Potala são praticantes de Tchenrezi, pessoas que enfatizam em suas práticas pessoais a recitação do mantra de seis sílabas, OM MANI PEME HUM. Elas fazem a aspiração de renascer em Potala porque muitas vezes, isso é ensinado nas liturgias da prática. Por exemplo, na prática de Tchenrezi com a qual muitos de vocês estão familiarizados há um refrão que se repete: “Que nós possamos renascer no reino de Potala, que eles possam renascer no reino de Potala.”.

Potala é em sânscrito, em tibetano é Riwo Drudzin, o que significa Montanha chenrezig_thankaDrudzin. De fato isso é uma montanha e desse modo diz Karma Tchagme que no final das contas não é de fato um reino puro. Isso é meramente uma montanha neste mundo, no sul da Índia. Se aqueles com percepção pura vão para o pico dessa montanha, eles verão um palácio precioso. Dentro deste palácio, sentado em um lótus, sol e um disco de lua, eles verão o bodhisattva Tchenrezig, rodeado pelos vidyadharas, dakas e dakinis bem como devas e nagas. No lado da montanha, a meio caminho, eles verão outro palácio onde habitam as divindades Tronyer Tchenma e Hayagriva. Na base da montanha, em outro palácio, eles acharão Tara Branca, Tara Verde e assim por diante.

Se aqueles com percepção impura lá chegarem, eles verão uma montanha arenosa com algumas florestas de sândalo em suas encostas e no topo um templo de pedra auto-surgido “que provavelmente é uma caverna”. Dentro eles verão uma imagem auto-surgida do Bodhisattva Tchenrezi na sua forma Khasarpani parecido com um garoto de oito anos e atrás dele uma rocha azul (o texto diz que é uma rocha de vaidurya), na qual a forma auto-surgida do mantra de seis sílabas aparece como se fosse prata. Tchagme Rinpotche diz que você, de fato pode ir lá em peregrinação e verá tudo que puder ser visto com percepção impura; mas se tiver percepção pura, você verá este lugar como puro. A evidência disso está nas biografias do Upasaka, Tchakyi Kangpatchen e do Terton Ringtchen Lingpa.

REINOS PUROS TERRESTRES

Outro reino dentro deste mundo que os praticantes de Chakrasamvara e Vajravarahi costumam aspirar renascer é Uddiyana, que fica no oeste. Mesmo nos dias de hoje, tais praticantes aspiram renascer em Uddiyana. Este também não é um reino puro; é simplesmente um lugar nas montanhas. Se você tem karma puro e for para lá, verá um campo mortuário, um palácio e no centro deste um Chakrasamvara pai e mãe, rodeado por centenas de milhares de dakas e dakinis. Se tem karma impuro, você verá um templo de pedra auto-surgido, que contém os tantras ensinados pelo Buddha na forma de um tesouro velado, porque é onde os tantras de fato foram descobertos por vários siddhas. É dito que é habitado somente por mulheres; é suposto que lá não haja nenhum homem. Também se diz que todas as mulheres são dakinis. Assim como Chamaradivpa, há dois tipos de nascimento que você pode vir a ter. Se você tem realização, terá um nascimento puro e renascerá como um daka ou uma dakini no séquito de Chakrasamvara e Vajravarahi; de outro modo apenas renasceria neste lugar.

Praticantes de Manjushri costumam ter a aspiração de renascer em Wutai Shan na China, a montanha que é considerada o lar de Manjushri. Aqueles conectados com a prática de Chakrasamvara aspiram a renascer em Tsarithra na fronteira do Tibete com a Índia. Algumas pessoas também aspiram renascer no reino que é o Monte Kailash. Se você tem uma percepção pura, todos os lugares então são palácios puros com divindades, dakas e dakinis dentro deles. Se nascer de um modo puro, então será um daka ou uma dakini e permanecerá nesses lugares pelo máximo da duração de um éon e no mínimo pela duração do período de ensinamentos do Buddha em cuja era você nasceu. Você renascerá como um daka ou uma dakini com o corpo de arco-íris. Esses são classificados como reinos khechari menores. “Reino khechari” significa um reino celestial, um reino que é puro e conectado com o mantra secreto. Esses, porém são reinos khechari menores, pois eles ainda estão conectados com lugares terrestres.

Muitos daqueles que obtiveram siddhi pela prática do mantra secreto, tais como os famosos mahasiddhas e outros, renasceram em tais lugares como dakas e dakinis. Se aqueles com karma impuro forem para lá, eles não verão nenhuma das divindades. Eles apenas verão uma floresta ou no caso do monte Kailash, uma montanha coberta por neve.

“Ocorreu-me” disse Tchagme Rinpotche, “de ir em peregrinação a algum desses lugares, mas na dúvida se eu de fato veria alguma coisa pura ou não, eu decidi que eu não tenho vontade de ir ou lá renascer”. O que ele está dizendo é que todas essas coisas são arriscadas. Karma Tchagme Rinpotche está dizendo que o que ele quer é renascer em algum lugar onde há tanto as certezas de que poderá renascer em tal lugar e de que isso valerá a pena. Ele quer alguma coisa que será segura, rápida e fácil.

Assim, nesse ponto ele diz para Tsondru Gyamtso, “o que você acha, Tsondru Gyamtso?”, em outras palavras, qual destes reinos você acha que vale a pena renascer?

Outro reino que as pessoas aspiram é o reino de Shambhala, no norte. Tchagme Rinpotche diz que isso é apenas um país estrangeiro igual à Índia; quer dizer, significa que é um país que não é o Tibete. Do ponto de vista dos tibetanos, isso é apenas outro país no mundo. É verdade que isso tem uma linhagem ininterrupta de reis emanados, um após o outro e que os ensinamentos do Kalachakra prevalecem lá, mas a longevidade e a incerteza das circunstâncias individuais tais como as flutuações financeiras, felicidade, tempo de vida e assim por diante são as mesmas em Shambhala como em qualquer outro lugar do mundo.

Outro reino no qual alguns praticantes tibetanos da tradição Bon aspiram é Tchang Tchung, a fonte dos ensinamentos Bon. Tchagme Rinpotche o identifica como um vale escondido ou uma região escondida atrás ou depois do Monte Kailash. Ele diz que os ensinamentos Bon ainda prevalecem neste local, mas as variações no tempo de vida e outras circunstâncias são iguais a qualquer outro lugar neste mundo. Os ensinamentos Bon podem ainda ter prevalecido nesse local quando ele ainda escrevia este texto, mas teríamos que questionar se isso ainda é verdade nos dias atuais. Muitos destes lugares terrestres e reinos puros agora são muçulmanos.

Ele conclui essa seção do capítulo dizendo, “não confunda a qual reino aspirar”. Quando ele diz isso, está se referindo a duas coisas que deveriam estar claras. Há reinos que são completamente puros, tais como os reinos puros do leste, sul, norte e centro, mas esses são impossíveis de se renascer, a menos que você esteja no primeiro nível de bodhisattva ou no oitavo nível de bodhisattva, no caso do reino central. Não faz sentido aspirar isso. Então, há reinos que são menores, reinos semi-puros iguais a Tushita, Chamaradvipa, Shambala e assim por diante, mas eles são arriscados, porque você pode ter um nascimento impuro e assim de modo nenhum valerá a pena.

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