Verdadeiro Ensinamento

Capítulo Primeiro- Coletânea de passagens referentes ao Verdadeiro Ensinamento da Terra Pura.
COMPILADO POR SHINRAM, O TONSURADO IGNORANTE DISCÍPULO DE SÁQUIA-MUNI.

 

“Ao se refletir reverentemente a respeito da essência da Verdadeira Terra Pura , podem ser discernidas duas modalidades de transmutação. A primeira é a modalidade da ida ( para a Terra Pura de Amitabha ) , a segunda é a modalidade do retorno ( ao mundo Saha ). No que diz respeito à modalidade da ida existem o Verdadeiro Ensinamento , Atividade , Fé e Realização . O Verdadeiro Ensinamento é o “Grande Sutra da Vida Imensurável”. A grande intenção desse Sutra consiste em que Amitabha, compadecido dos pequenos e ignorantes , despertou seu juramento e abrindo amplamente o relicário do Dharma , optou por lhes oferecer a jóia de seu mérito . Sáquia-Muni ao surgir no mundo , esclareceu o Despertar e aspirou pela salvação dos seres sencientes através do benefício da Verdade .

Assim sendo , a essência do Sutra consiste na proclamação da verdadeira intenção do Tathaghata . Ou seja ; que o Nome búdico é a substancia do Sutra.

_Através de que podemos saber que se trata da Grande questão do surgimento do Tathaghata no mundo ?

No “Grande Sutra da Vida imensurável” se afirma que:

“Hoje , o Venerado pelo mundo , com seus sentidos puros e serenos , sua pele pura e clara e seu sereno olhar é como um espelho brilhante através do qual os reflexos passam livremente pela frente e pelo verso . Com seu brilho sereno e luminoso ultrapassa a tudo de uma forma imensurável e manifesta agora um prodígio que até então não se tinha feito presente .

Assim sendo, Grande Sábio , senti em meu coração que :

Hoje , o Venerado pelo mundo habita no Dharma prodigioso.

Hoje , o Herói do mundo habita na morada búdica.

Hoje , o olho do mundo habita em sua atividade de Guia e Mestre.

Hoje , o Soberano do mundo habita na Suprema Sabedoria.

Hoje , o Venerado pelos deuses exerce a virtude do Tathaghata.

Os Budas do passado , do futuro e do presente se relembram uns aos outros. O Buda do presente não relembra por acaso a todos os Budas ? Se não for dessa forma , como se explica que emita essa luz prodigiosa ?

Nesse instante , o Venerado pelo mundo se dirige a Ananda :

Foi por ter sido ensinado pelos deuses que interroga ao Buda , ou foi através de seu próprio discernimento que interroga a respeito de minha face luminosa ?

Ananda responde ao Buda:

Os deuses não vieram me ensinar . Foi através de meu discernimento que interroguei essa questão .

O Buda afirma :

Ananda , é excelente que tenha interrogado a respeito de uma questão que traz um benefício incomum .

Foi através do Despertar da profunda Sabedoria , do prodigioso e verdadeiro discernimento e da compaixão pelos seres sencientes que interroga a respeito desse sentido . O Tathaghata se compadece dos três mundos através de sua Grande e inesgotável compaixão .

O sentido de seu surgimento no mundo implica em sua aspiração de salvar os seres sencientes através do esclarecimento do Despertar e do benefício da Verdade . Raro é esse encontro e rara é essa visão mesmo em Kalpas imensuráveis . É como o instante do desabrochar do Udumbara que raramente acontece . Aquilo que é agora interrogado traz em si muitos benefícios . Se abre aos deuses e aos homens . Ananda , saiba que a sabedoria do Correto Despertar do Tathaghata é difícil de ser mensurada e que conduz amplamente aos seres sencientes . Que a visão da Sabedoria não conhece impedimentos e que jamais se extingue .”

No “Sutra da Assembléia do Tathaghata da Vida Imensurável” se afirma que :

“Ananda se dirige ao Buda :

Venerado pelo mundo esse pensamento me foi despertado pela incomum luminosidade da aparência do Tathaghata , ele não se deve à intervenção dos deuses .

O Buda se dirige a Ananda :

Excelente , excelente! Agora essa questão foi colocada . Com o prodigioso e sagaz discernimento você interroga ao Tathaghata a razão de seu surgimento no mundo . Saiba você que todos os Tathaghatas dignos de oferendas e que realizaram o correto Despertar da igualdade habitam no Grande Compaixão e visando o benefício dos seres sencientes surgem no mundo de uma forma tão rara como o Udumbara .

Que você interroga esse sentido . Ou ainda , que compadecido de todos os seres sencientes e visando lhes proporcionar o Verdadeiro benefício você interroga ao Tathaghata a razão de seu surgimento no mundo . “

No “Sutra do Despertar da igualdade” se afirma que:

“O Buda se dirige a Ananda :

Existe no mundo a àrvore Udumbara que possui apenas frutos e não flores , que exista um Buda no mundo é como o desabrochar dessa flor . Mesmo que um Buda esteja presente no mundo é extremamente difícil com ele encontrar . Agora eu me tornei Buda e surgi no mundo . Existe nisso uma grande virtude e se através da mente clara e virtuosa se tornar possível conhecer a intenção de Buda sem jamais esquece-la se realiza a proximidade e o serviço ao Buda .

Que se ouça , que se ouça atentamente aquilo que agora se interroga !”

O Mestre Quion Hung afirma que :

“Hoje , o Venerado pelo mundo habita no Dharma prodigioso .

Significa a forma que se apresenta como os poderes transcendentais do Tathaghata , que permanece sempre identico a sí mesmo sem que exista ninguém que lhe seja equivalente .

Hoje , o Herói do mundo habita na morada búdica .

Significa que habita no Samadhi universal e que subjuga os demônios e os deuses .

Hoje , o olho do mundo habita em sua atividade de Guia e Mestre .

Significa que as cinco visões são a atividade da liderança e que é insuperável em sua atividade de conduzir os seres sencientes .

Hoje , o Soberano do mundo habita no Despertar insuperável .

Significa que o Buda habitando nas quatro sabedorias é solitário e incomparável .

Hoje , o Venerado pelos deuses exerce a virtude do Tathaghata .

Significa o celestial em seu sentido Supramundano devido ao caráter não-vazio da natureza-búdica .

Ananda conhece o Correto Despertar do Tathaghata .

Significa o Dharma prodigioso .

A visão da Sabedoria sem impedimentos .

Significa o Despertar insuperável .

Que jamais se extingue .

Significa a Virtude do Tathaghata .

 

Assim sendo , existe aqui a clara demonstração do sentido do Verdadeiro Ensinamento . É assim verdadeiramente o Ensinamento correto do surgimento do Tathaghata no mundo , o Sutra prodigioso , precioso e insuperável , o Ensinamento Supremo do Veículo Único , a áurea palavra da realização perfeita e instantânea , a Verdadeira Palavra louvada pelas dez direções e o Verdadeiro Ensinamento que frutifica em concordância com a época e o ouvinte .

Que disto se saiba !”

 

Tradução: Joaquim A.B.C Monteiro.