A Mente Pura

Extraído da Coleção de Perambulações Oníricas (chin. Meng-yu-chi)

O Buddha Shakyamuni disse, “Há muitos caminhos expedientes para praticar e cada um pode levar o ciclo do nascimento e da morte a um fim”. Recitar o nome do Buddha procurando renascimento na Terra Pura é um atalho. Os ensinamentos maravilhosos e completos do Sutra da Guirlanda de Flores [sânsc. Avamtamsaka Sutra] e do Sutra do Lótus [sânsc. Saddharma Pundarika Sutra], assim como a conduta sublime do bodhisattva Samantabhadra — todas apontam e conduzem à Terra Pura. De modo similar, desde os patriarcas [indianos] Ashvagosha e Nagarjuna até os grandes mestres [chineses] Yung-ming e Chung-feng, todos são a favor da Terra Pura.

Este Dharma pode converter pessoas de todos os três níveis — superior, medíocre e inferior. Pode ser praticado com bons efeitos por todos as pessoas, sejam de capacidades embotadas ou aguçadas. Não é limitado àqueles de raízes superficiais. É ensinado nos sutras que, se você quiser purificar a terra de Buddha, primeiro você deve purificar a sua própria mente. Se quiser ter karma puro, primeiro você deve manter a disciplina pura [dos preceitos]. Dados os três males do corpo, os quatro males da fala e os três males da mente, estes juntos são os dez karmas ruins.

A partir de agora, você deve manter as regras de disciplina e manter os três karmas do corpo, da fala e a mente puros e limpos. Então, a mente será naturalmente pura. Se você não [1] matar seres sencientes, [2] roubar ou [3] cometer adultério, então o karma do corpo será puro. Se não [4] contar mentiras ou [5] usar duplos significado enganadores, e não ceder à [6] linguagem grosseira e [7] suja, então o karma da fala será puro. Se não permitir que a mente tenha sentimentos de [8] cobiça e [9] raiva, e não manter [10] visões pervertidas, então o karma da mente será puro. Se puder cortar os dez karmas ruis para sempre, os três reinos [do desejo, da forma e da não-forma] serão limpos e purificados. Isto é muito importante para a purificação de sua própria mente.

Uma vez que você tenha uma mente limpa e pura, e que tenha desenvolvido repulsa aos sofrimentos do mundo Saha, faça um voto pelo renascimento na Terra Pura. Então, pratique de acordo com a ação correta da recitação de Buddha para terminar o ciclo do nascimento e da morte. Bloqueie todas as distrações de fora e se concentre atentamente sobre a recitação do nome do Buddha Amitabha, pensamento após pensamento, vinte e quatro horas por dia, sem parar. Enquanto estiver andando, de pé, sentado ou reclinado, esteja se movendo ou parado, em lazer ou ocupado, você deve sempre estar com a mente clara, sem quaisquer pensamentos confusos, e não deve ser afetado por condições intrometendo-se a partir de fora.

Se puder praticar durante um longo período de templo, nunca se esquecendo da recitação de Buddha até mesmo nos sonhos, recitando gentil e continuamente, esteja acordado ou dormindo, sem quaisquer pensamentos que distraiam, e se puder recitar assim o nome de Buddha até o seu momento final, o reino da Terra Pura aparecerá diante de você. Então, obviamente, você não mais estará atado ao ciclo do nascimento e da morte. O Buddha Amitabha responderá emitindo raios de luz e levando-o ao renascimento na Terra Pura.

A recitação atenta do nome de Buddha é a ação correta. Porém, para um entendimento mais profundo, a visualização também é requerida. Assim, o Sutra da Contemplação de Amitayus [sânsc. Amitayur-dhyana Sutra] afirma, “O Buddha Shakyamuni ensinou dezesseis meditações e contemplações maravilhosas à rainha Vaidehi, para que ela pudesse atingir o renascimento na Terra Pura dentro de uma vida”.Quando cultivar sozinho ou na companhia de amigos, escolha uma dessas dezesseis meditações, dependendo do seu propósito e de seus votos. Você pode visualizar apenas o Buddha Amitabha e os Bodhisattvas, ou todo o reino da Terra Pura com seu solo dourado e suas maravilhosas flores de lótus. Se mantiver o objeto de visualização claramente, vinte e quatro horas por dia, esteja andando, sentado, de pé, reclinado, com olhos abertos ou fechados, o reino puro sempre aparecerá diante de você.

Se puder perseverar nesta meditação durante um longo período de tempo, você subitamente ser tornará iluminado. A Terra Pura estará então em todos os lugares.

Han-shan Te-ch’ing Ta-shih. Pure Land of the Patriarchs. Traduzido por Lok To. Sutra Translation New York: Committee of the United States and Canada, 1993. Pág. 19-21.