Os Reinos Puros / Parte 5

RENASCER EM SUKHAVATI

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Há alguma alternativa para os reinos puros que acabamos de discutir? Há sim. Você vai relembrar que nós falamos dos reinos puros do leste, do sul e do norte, mas não do oeste. Nesse ponto, Tchagme Rinpotche nos direciona a aspirar somente a renascer no reino puro de Sukhavati do oeste, “em tibetano Dewatchen”. Ele diz, “para o oeste deste lugar, tantos mundos distantes quanto há grãos de areia no Rio Ganges…”, este é um exemplo de algo inumerável. Muitos mundos distante daqui, um pouco acima do nível de nosso mundo, está o reino de Sukhavati, ou Cheio de Bem-Aventurança. Como seu nome implica, ele é cheio de excelência, completo de bem-estar. Diferente dos outros reinos, onde pode haver variações nas circunstâncias tais como tempo de vida e assim por diante, todos em Sukhavati têm exatamente as mesmas circunstâncias; todos desfrutam dos mesmos benefícios e prazeres. Nesse reino nem mesmo há as palavras ações não virtuosas e sofrimento.

Sukhavati é assim por causa da aspiração do Buddha Amitabha quando ele deu surgimento à bodhichitta. Sukhavati é o reino puro completo, um reino sambhogakaya menor ou nirmanakaya maior igual aos reinos do leste, norte e sul; mas diferentemente desses outros reinos, você pode renascer em Sukhavati devido ao poder da aspiração de Amitabha. Não somente você pode lá renascer, mas renascerá se você sinceramente aspirar a isso.

Somente duas coisas lhe impedem de renascer em Sukhavati: cometendo uma das cinco ações de consequência imediata ou abandonando o Dharma. Se você cometeu uma das cinco ações de consequência imediata, então assim que parar de respirar e morrer irá direto ao inferno; você não pode ir para Sukhavati. Se você abandonou o Dharma, também abandona a aspiração de lá renascer, o que cancela qualquer possibilidade de renascimento nesse reino. Fora desses dois tipos de circunstâncias, qualquer um que aspire renascer em Sukhavati terá sucesso. Qualquer um significa qualquer ser humano de qualquer gênero, cultura ou posição social. Definitivamente, isso é considerado como verdade. Os tibetanos têm uma expressão coloquial para aquilo que é verdade: “as palavras do Buddha”. Essa expressão é aplicada para esse tipo de afirmação sobre se renascer em Sukhavati.

O que causa o renascimento em Sukhavati? Há quatro condições que precisam estar presentes para esse renascimento ser certo. O primeiro é a causa do renascimento, que é a geração da bodhichitta. Assim a primeira causa é tomar o voto de bodhisattva. A segunda causa é o caminho desse renascimento, que é a acumulação de mérito pela execução das dez ações virtuosas, assim bem como quaisquer outros meios. A terceira causa é o que o impulsiona a esse renascimento, que é dedicar a virtude que acumulou por qualquer ação virtuosa para que renasça nesse reino. A quarta é aspirar conscientemente renascer nesse reino com fé e devoção unifocadas de uma mente sem distração. Tchagme Rinpotche diz que se você recitar a Aspiração para renascer em Sukhavati com esse tipo de atitude, tão pouco quanto dez vezes nessa vida, você tem esse renascimento assegurado.

Se você quer renascer em Sukhavati, mas duvida que isto seja possível, porque parece bom demais para ser verdade, o que acontecerá? Porque você acumulou a causa para tal renascimento, você renascerá lá, mas por quinhentos anos após nascer, a flor de lótus onde você tiver renascido não abrirá. Você ficará preso na flor de lótus. Isso não é algo totalmente ruim, ainda é Sukhavati, assim naturalmente você terá todas as condições necessárias de bem estar e felicidade e mesmo durante esses quinhentos anos, você será capaz de ouvir a palavra de Amitabha. Por causa de haver duvidado tanto da possibilidade desse renascimento quanto de ver a face de Amitabha, você não será capaz de vê-lo por quinhentos anos. Isso é chamado de “atraso defeituoso”. A dúvida afetará sua aspiração, causando um atraso em ver a face de Amitabha, mas não vai impedi-lo de renascer naquele reino. Portanto, Tchagme Rinpotche diz, “abandone todas as dúvidas e faça a aspiração para renascer em Sukhavati”.

Ainda que haja muitos reinos Sambhogakaya completamente puros e muitos reinos nirmanakaya semi-puros, com uma exceção é impossível para uma pessoa comum nascer em um reino completamente puro. Para renascer em um dos reinos puros, você deve obter pelo menos o primeiro nível de bodhisattva. Porque os reinos de nirmanakaya semi-puros não são completamente puros, mas sim uma mistura de pureza e impureza, você pode acabar renascendo neles, mas é questionável se valerá a pena. Por exemplo, o reino onde nós vivemos é o reino nirmanakaya do Buddha Shakyamuni. O Buddha surgiu aqui e seus ensinamentos existem, assim se você tem o karma necessário, pode encontrar inumeráveis bodhisattvas e ensinamentos do Dharma neste reino. Ao mesmo tempo, dadas as circunstâncias que experimentamos neste reino, nós não poderíamos o chamar de reino puro. Há muitos seres neste reino e neste mundo que não ouvem o Dharma; ou se eles ouvem o Dharma, eles não confiam ou mesmo o veem como prejudicial.

É claro que nós queremos renascer em um reino completamente puro e não em um reino semi-puro. Tem sido dito que há somente um reino completamente puro onde uma pessoa comum pode renascer e esse é o reino de Sukhavati, o reino de Amitabha. É um reino que é completamente puro; não tem qualquer sofrimento que seja e não possui qualquer obstáculo ao despertar e qualquer um que sinceramente fizer aspirações para renascer nesse reino, poderá lá renascer. De fato, é certo que aqueles que fizerem sinceras aspirações para renascer em Sukhavati, terão sucesso. Ele é superior a todos os outros reinos porque uma vez que você lá nascer, definitivamente atingirá a budeidade sem renascer em nenhum reino impuro.

Após ter explicado essas coisas, Tchagme Rinpotche disse para o Lama Tsondru Gyamtso, seu discípulo, “você, na hora de sua morte, direcione sua atenção (sua consciência) para esse reino, quando você estiver morrendo, não pense em outra coisa. Pense somente de renascer em Sukhavati”. Por conseguinte, Tchagme Rinpotche está de fato se dirigindo às pessoas do futuro e não particularmente ao Lama Tsondru Gyamtso. Ele continua, “se você tem dúvida disso, então você pode achar o que eu disse nas seguintes fontes”.

Tchagme Rinpotche começa a citar as fontes, tais como o capítulo do Sutra de Ratnakuta, que explica o reino de Sukhavati. Outras fontes citadas são o Sutra de Amitabha, o Sutra do Reino de Sukhavati, o Sutra do Lótus, o Sutra dos Buddhas que Habitam no Presente e o Dharani do Glorioso Rufar do Tambor Imortal. Esses sutras dão mais detalhes a respeito do reino de Sukhavati e da efetividade da aspiração para lá renascer do que Tchagme Rinpotche até agora tem citado. Assim, ele diz, “procure cuidadosamente nesses livros”.

O ponto é que agora mesmo, pelo poder da aspiração, nós temos a liberdade para escolher onde nós vamos renascer. É extremamente importante para nós escolher com cuidado e bem. Nós devemos escolher renascer em um reino onde nós podemos nascer e onde desejaríamos nascer.

Então ele diz, “prepare as provisões para a jornada”. No Tibete levava-se comida quando se ia viajar porque não havia armazéns ou restaurantes no caminho. Aqui as provisões são as quatro causas que levam a renascer em Sukhavati, das quais a principal é a acumulação de mérito. A primeira é trazer o reino à mente, que significa considerar o reino, imaginá-lo e imaginar o Buddha Amitabha com os bodhisattvas Avalokiteshvara, Vajrapani e outros membros do seu séquito. A segunda causa é juntar as acumulações e purificar os obscurecimentos realizando os sete ramos, direcionado para o reino imaginado de Sukhavati. A terceira é gerar bodhichita na forma específica de fazer a aspiração de levar todos os seres, sem exceção, para renascer em Sukhavati. A quarta é dedicar toda a virtude acumulada através dos sete ramos, a bodhichita e assim por diante, para renascer em Sukhavati. A acumulação dessas quatro causas é como mirar cuidadosamente no alvo: você mira sua prática na direção correta, assim como mirar cuidadosamente no alvo antes de atirar uma flecha.

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