Passagens revelando o verdadeiro Shinjin – Tan L’uan

Passagens do Mestre Tan Luan

O Comentário sobre o Tratado estabelece:

amida_by_skoziner-d7llflc

É dito que o nome do Tathagata de acordo com a luz do Tathagata, é a personificação da sabedoria, e com o significado do nome [Vida e Luz Infinita], que se deseja estar em correspondência com ele, praticando de acordo com a realidade.

Diz-se que o nome significa Tathagata da luz sem impedimentos. De acordo com a Luz do Tathagata, que é a personificação da sabedoria: Esta luz é completamente desimpedida e que brilha perante todo os mundos das dez direções, e dissipa as trevas da ignorância dos seres sencientes das dez direções. Não é como a luz do sol, a lua, ou de uma jóia, que dissipa a escuridão apenas de um cômodo. [De acordo] com o significado do nome, os que desejam estar em correspondência com ele, praticando de acordo com a realidade: O Nome do Tathagata da luz sem impedimentos dissipa toda a ignorância dos seres sencientes e cumpre as suas aspirações. Mas se você perguntar por que a ignorância ainda permanece e suas aspirações não são cumpridas, mesmo que você diga o Nome e está consciente de Amida, é porque você não pratica de acordo com a realidade, porque você não está em correspondência com o significado do nome. Por que a sua prática não está de acordo com a realidade e nem em correspondência com o significado do nome? Porque você não sabe que o Tathagata é o corpo da verdadeira realidade e, ainda, o corpo para o benefício dos seres.

Além disso, há três aspectos da não-correspondência. Primeiro, Shinjin não é genuíno, pois às vezes ele parece existir e em outras vezes não existe. Em segundo lugar, Shinjin não é único, pois ele não tem poder de decisão. Em terceiro, Shinjin não é duradouro, pois é interrompido por outros pensamentos. Estes três atos mutuamente entre si dão origem um ao outro. Porque ele não tem poder de decisão, a atenção plena não é duradoura. Além disso, porque a atenção plena não é duradoura, não se percebe o Shinjin que é decisivo. Porque não se percebe o Shinjin que é decisivo, a mente não é genuína.
O oposto, o lado positivo destes termos, é que para se estar em correspondência [com o significado do nome], é pela prática de acordo com a realidade. Por esta razão, o autor do Tratado declara no início, “Eu, com a mente que é única”.

Os hinos de Buda Amida afirmam:

Todos os seres sencientes que ouçam o nome das virtudes do Buda Amida, realizam Shinjin e alegram-se, e deliciam-se com o que ouvem ao menos por um único pensamento momentâneo. Quando aqueles de mente-sincera, que tenham sido dirigida por eles – aspirem a nascer na Terra Pura, eles estão todos habilitados a irem para lá. Estão excluídos aqueles que cometem as cinco ofensas graves e aqueles que difamam o Dharma correto. Portanto, eu ofereço homenagens aos que aspiram pelo nascimento.


 

Capítulo Sobre Shinjin
III – Coleção de Passagens revelando o verdadeiro Shinjin do Caminho da Terra Pura.
Compilado por Gutoku Shinran,
Discípulo de Shakyamuni

In: The Collected Works of Shinran