O Zen Da Terra Pura

Em resposta à carta de Hsieh Ch’ing-lien de Chiang-hsi

Na escola Zen, o trabalho mais crucial no desenvolvimento da iluminação é manter a atenção sobre um kôan. As pessoas que praticam o buddhismo da Terra Pura tomam a recitação de Buddha como o seu kôan [contemplando a questão, “Quem é aquele que recita o nome de Buddha?”]. Você não será capaz de estar de acordo com os métodos sutis se a sua mente estiver crua e se sua energia não estiver focalizada. Você deve mergulhar na reflexão [sobre o kôan]. Quando seu esforço chegar ao pico e seu momentum tiver exaurido, então haverá uma mensagem [comunicando a iluminação] a partir do solo causal.


 

Em resposta à carta de Tung Hsün-yang Tsung-po de Hu-chou

A mente é basicamente não-nascida; ela nasce quando as condições causais se juntam. A mente basicamente não morre; ela morre quando as condições causais se dispersam. Parece haver nascimento e morte, mas fundamentalmente não há ir nem vir. Se puder entender isto, então você estará em paz através do nascimento e da morte — sempre calmo, sempre consciente. Se ainda não puder [entender isto], então você deve abandonar totalmente sua existência pessoal, recitar continuamente a frase Buddha Amitabha e procurar renascimento na Terra Pura. Mesmo se as condições causais [para a sua existência] ainda não tiverem terminado e se a sua vida ainda não tiver terminado, recitar o nome de Buddha de novo e de novo é muito benéfico. Um antigo disse: “O método da recitação do nome de Buddha é a vida eterna dos imortais dourados [deuses taoístas]”.


 

No Sutra Contemplando o Samadhi do Buddha, em um verso o bodhisattva Manjushri diz: “Faço o voto de quando, quando minha estiver terminando, removerei todas as barreiras, verei o Buddha Amitabha face a face e irei nascer na terra da paz e do êxtase”.

No capítulo sobre votos do Avatamsaka Sutra, o bodhisattva Samantabhadra diz em um verso: “Faço o voto de quando, quando minha estiver terminando, removerei todas as barreiras, verei o Buddha Amitabha face a face e irei nascer na terra da paz e do êxtase”.

No Tratado Despertando a Fé, o bodhisattva Ashvagosha ensinou que o método mais excelente é se concentrar na recitação do nome de Buddha e assim atingir o nascimento na Terra Pura, a partir do qual nunca há qualquer regressão.

No Lankavatara Sutra, o Buddha diz ao [bodhisattva] Grande Sabedoria: “O monge Grande Virtude, aqui chamado Nagarjuna, tendo atingido o primeiro estágio [dos bodhisattvas, chamado] Alegria, nascerá na terra da paz e êxtase.”

Aqui citei brevemente quatro grandes bodhisattvas. Outros casos de bodhisattvas cultivando a Terra Pura são muitos numerosos para serem registrados.


 

O mestre do Dharma Hui-yüan de Lu-shan [fundador do buddhismo da Terra Pura na China] despertou para o significado profundo da grande sabedoria transcendente e foi chamado Bodhisattva que Protege o Dharma no Leste. Ele recitou o nome do Buddha, viu uma imagem do Buddha e foi nascer na Terra Pura.

O grande professor Chih-i de T’ien-t’ai despertou subitamente para o Sutra do Lótus. Ele ensinou contemplação e se tornou o grande professor ancestral da escola [T’ien-t’ai] por muitas gerações. Ele se voltou para o Oeste, elucidou os dez tipos de dúvidas [sobre a Terra Pura em seu tratado Ching-t’u Shih-lun], escreveu um comentário sobre as dezesseis contemplações [do Buddha Amitabha] e discutiu totalmente a Terra Pura.

O grande professor Pai-chang [da escola Ch’an], que era o herdeiro legítimo a quem Ma-tsu transmitiu o caminho, e a quem todas as comunidades Ch’an na China tomam como sua fonte, rezava pelos monges doentes e conduzia funerais pelos monges mortos, de modo que eles pudessem retornar à Terra Pura.

O professor nacional Ch’ing-liang, que sucedeu a posição de patriarca da escola Hua-yen e que foi aclamado como uma encarnação de Manjushri, ensinou que Amitabha é [uma forma do Buddha iluminador universal] Vairochana. Ele também escreveu um comentário sobre o Sutra da Contemplação de Amitabha e propagou amplamente as técnicas da Terra Pura.

O professor Ch’an Yen-shou de Yung-ming atingiu eloqüência não-obstruída [como é visto em sua enciclopédica obra Espelho Fonte]. Ele foi um pilar da escola Zen e praticou [a meditação do mestre Lin-chi baseada em] “quatro escolhas”. Ele sempre exaltou a Terra Pura e nasceu lá entre a classe mais elevada.

O professor Ch’an Ssu-hsin Hsin foi o sucessor de Huang-lung quando a influência de sua escola estava em total florescimento. Porém, ele era muito perspicaz na prática da Terra Pura e escreveu um tratado pedido que as pessoas recitassem o nome de Buddha para permitir que a fé surgisse neles.

O professor Ch’an Chen-hsieh Liao sucedeu o mestre Ch’un de Tan-hsian na escola Ts’ao-tung. Quando se tornou muito bem conhecido, ele saiu da reclusão para ajudar a restaurar [a escola que estava em] declínio. Ele se concentrou sobre a Terra Pura e escreveu uma coleção sobre a Terra Pura que circulou amplamente no mundo.

O mestre Ch’an Tz’u-shou Shen sintetizou os cinco ensinamentos em um verso em [seu trabalho] Histórias das Virtuosas Mulheres da Grande Terra. Ele disse que o método mais rápido e direto para cultivar a prática é a Terra Pura. Ele estabeleceu um centro de ensinamento da Terra Pura e encorajou seriamente sua congregação [para recitar o nome de Buddha].

O mestre Ch’an Yüan-chao Pen continuou o caminho de T’ien-i e estendeu a escola de Hsüeh-tou. O trovão de seu ensinamento sacudiu a terra e ele foi professor e modelo para duas dinastias. Ele praticou a Terra Pura junto com o Ch’an.

O mestre Ch’an Chung-feng Pen recebeu o Dharma do velho Kao-feng. Seus alunos olhavam para ele como a figura central [da escola Ch’an] da época. Ele disse: “O Zen é o Zen da Terra Pura. A Terra Pura é a Terra Pura do Zen”. Chung-feng compôs um conjunto de cem poemas chamado Pensamentos sobre a Terra Pura para encorajar as pessoas a recitar o nome de Buddha.

Os anteriores foram dez veneráveis adeptos [do Zen que advogaram a prática da Terra Pura]. Outros adeptos Zen, mestres do Dharma e mestre do Vinaya que cultivaram a Terra Pura são muito numerosos para se registrar.

O Sutra de Amitabha [o Sukhavati-vyuha Sutra curto], o Sutra da Vida Infinita [oSukhavati-vyuha Sutra longo], o Sutra das Dezesseis Contemplações [ou Amitayur-dhyana Sutra], o Sutra do Rei da Voz de Tambor, o Tratado sobre o Nascimento na Terra Pura — estes são os sutras e tratados que se concentram em expor a Terra Pura. Outros sutras e tratados que contêm alguma menção à Terra Pura são muito numerosos para notar…

Espero que vocês investiguem cada uma dessas pessoas, leiam suas palavras e considerem suas idéias. Espero que isto coloque um fim às suas dúvidas e lhes dê uma intenção definitiva [para recitar o nome de Buddha]. Isto seria muito afortunado!

Pure Land, Pure Mind: The Buddhism of Masters Chu-hung and Tsung-pen. Traduzido por J. C. Cleary. Prefácio, notas e glossário do Van Hien Study Group. New York: Sutra Translation Committee of The United States and Canada, 1994. Pág. 52-53, 88-91.