O Método da Terra Pura

T’ien-ju (século XIV)
O Método da Terra Pura

Sou um seguidor do Zen e não sou muito bem versado no método da Terra Pura. Porém, através dos tratados e sutras dessa escola, posso oferecer a seguinte explicação geral.

A Terra Pura é um método que é fácil de praticar e através do qual é fácil atingir a iluminação. Porém, também é difícil de explicar e de acreditar. Quando o Buddha Shakyamuni estava ensinando o Amitabha Sutra, ele estava consciente de que os seres sencientes na era do fim do Dharma teriam dificuldade de acreditar nele. Portanto, ele citou as palavras sinceras dos buddhas das seis direções para dissipar as dúvidas e desenvolver a fé nas gerações posteriores. Quase no final do [Amitabha] Sutra, referindo-se aos vários buddhas que o louvaram, o Buddha Shakyamuni disse:

Shariputra! Você deveria estar consciente de que, nesta era maligna das cinco corrupções, eu fiz esta difícil coisa — obtive o conhecimento perfeito mais elevado. Pelo benefício de todo o mundo, ensinei este Dharma no qual é difícil de acreditar. Isto é extremamente difícil.

Estas são palavras de instrução sinceras e completas, incentivando as pessoas a desenvolver fé na Terra Pura. Além disso, com grande e transbordante compaixão, o Buddha Shakyamuni veio ao resgate do mundo nesta era do fim do Dharma. Cada uma de suas palavras é aceita e colocada em prática igualmente pelos seres humanos e celestiais. Ainda assim, alguns seres sencientes têm dúvidas sobre este ensinamento específico da Terra Pura. Por que é assim?

É porque o ensinamento da Terra Pura abraça tudo, porém sua prática é extremamente simples, e estas duas características opostas parecem difíceis de reconciliar. É por isto que o método da Terra Pura facilmente engendra dúvidas nas mentes dos ouvintes.

O método abraça tudo porque reúne as pessoas de todas as capacidades. Não apenas os bodhisattvas mais elevados e de uma vida procuram renascimento na Terra Pura; até mesmos os homens e mulheres menos sofisticados, assim como aqueles que cometeram as cinco graves ofensas ou os dez atos maléficos, atingirão o renascimento [na Terra Pura do Buddha Amitabha]. Eles precisam apenas colocar sua fé e direcionar suas mentes para a Terra Pura com a maior determinação.

Por outro lado, este método é simples porque o praticante não está sujeito a muitas dificuldades e durezas, não tem de passar por muitos estados mentais diferentes nos quais poderiam ser facilmente desviados. Ele precisa apenas recitar o nome de Buddha para escapar do mundo Saha, renascer na Terra Pura ocidental e atingir o não-retrogresso até que o estado búddhico seja finalmente atingido.

Chih I e T’ien Ju. Pure Land Buddhism: Dialogues with Ancient Masters. Traduzido e comentado por Thích Thiền Tâm. New York: Sutra Translation Commitee of The United States and Canada, 1992. Pág. 40-42.