As Duas Práticas

Chih-i (538-597)
As Duas Práticas

Para garantir o renascimento [na Terra Pura do Amitabha], deveríamos aperfeiçoar duas práticas — [1] abandonar as três coisas que atrasam a iluminação e [2] permanecer nas três coisas que adiantam a iluminação.

[1] Quais são as três coisas que atrasam a iluminação?

[1.1] Primeira, a mente que procura a sua própria paz e felicidade, o apego ao ego e o agarramento aos nossos próprios corpos. O praticante deveria seguir o caminho da sabedoria e deixar todos esses pensamentos bem para trás.

[1.2] Segunda, a mente que abandona e falha em regatar os seres sencientes do sofrimento. O praticante deveria seguir o caminho da compaixão e deixar todos esses pensamentos bem para trás.

[1.3] Terceira, a mente que busca exclusivamente respeito e oferendas, sem procurar modos de beneficiar os seres sencientes e de os levar para a paz e felicidade. O praticante deveria seguir o caminho dos expediente e deixar todos esses pensamentos bem para trás.

[2] Uma vez que tenha abandonado estas três máculas, o praticante obterá as três coisas que adiantam a iluminação. Elas são:

[2.1] Primeira, a “mente pura imaculada” de não procurar felicidade pessoa. Isto é, a iluminação é o estado de pureza imaculada. Se procurarmos prazer pessoal, o corpo e a mente estarão maculados e obstruirão o caminho da iluminação. Portanto, a mente pura imaculada é chamada de consoante com a iluminação.

[2.2] Segunda, a “mente pura em paz”, resgatando todos os seres sencientes do sofrimento. Isto porque a iluminação é a mente pura imaculada que fornece paz e felicidade a todos os seres sencientes. Se não estivermos resgatando os seres sencientes e os ajudando a escapar dos sofrimentos do nascimento e da morte, iremos contra o caminho da iluminação. Portanto, uma mente focada em salvar os outros, levando-lhes paz e felicidade, é chamada de consoante com a iluminação.

[2.3] Terceira, a “mente pura extática”, procurando ajudar os seres sencientes a atingir o grande nirvana. Como o grande nirvana é o reino extático último e eterno, se não ajudarmos os seres sencientes a atingi-lo, obstruiremos o caminho da iluminação. Portanto, a mente que procura ajudar os seres sencientes a atingir o êxtase eterno é chamada de consoante com a iluminação.

Como podemos abandonar as coisas que atrasam a iluminação e permanecer nas coisas que adiantam a iluminação? É precisamente procurando o renascimento na Terra Pura ocidental, permanecendo constantemente próximos dos buddhas e cultivando o Dharma até que o insight do não-nascimento seja alcançado. Nesse ponto, poderemos navegar à vontade no bote dos grandes votos, entrar no oceano do nascimento e da morte, e resgatar os seres sencientes com sabedoria e compaixão, “adaptando-se às condições mas fundamentalmente imutáveis”, livres e desimpedidos.

Chih I e T’ien Ju. Pure Land Buddhism: Dialogues with Ancient Masters. Traduzido e comentado por Thích Thiền Tâm. New York: Sutra Translation Commitee of The United States and Canada, 1992. Pág. 34-35.