Shinjin – Coração Confiante

O intento do Mestre Shinran é não somente lamentar a degeneração da Era do Dharma Decadente, mas também esclarecer a respeito da Salvação através do Voto Original do Buda Amida. É, antes de tudo, a “dúvida” que impede a nossa salvação. A dúvida, sendo um antônimo de “Fé” (Shinjin = Coração Confiante), significa portanto não ter Fé no Voto Original. Assim, dúvida é uma palavra bem importante para se compreender a Fé e vice-versa.

De modo geral em japonês, até hoje, a palavra Shinjin (Fé) tem sido usada amplamente, em quase todas as religiões, a fim de expressar a diligência dos praticantes religiosos. Nos ensinamentos tradicionais da Terra Pura antes de Shinran, Shinjin e seus sinônimos eram geralmente empregados para indicar a mentalidade requerida à prática do Nembutsu. Assim, acreditava-se que a recitação do Nembutsu (Namu Amida Butsu) sem shinjin não nos levaria a nascer na Terra Pura.

Para o Mestre Shinran, porém, shinjin não é a condição necessária requerida à amitabuddhasutrapicturens5prática do Nembutsu. Ainda que a Fé seja o elemento principal da noção de Salvação na doutrina de Shinran, sendo a causa verdadeira para nascer na Terra Pura, ele não a considera como algo realizado por nós mesmos. Através de sua própria experiência religiosa, Shinran compreendeu que a Fé pura não pode ser atingida por seres vivos nesta Era do Dharma Decadente. A Fé como a causa verdadeira para a salvação, é o Coração Confiante que Amida nos transmite. Este é nos dado porque nunca poderíamos ter o Coração Confiante e Verdadeiro, por nosso próprio esforço. No estado de Fé, somos envolvidos do trabalho de Amida, que sem falta nos conduz ao Nascimento na Terra Pura. Nesse sentido, a Fé é a causa verdadeira para o Nascimento. Tudo o que é necessário para nós é deixar a Sabedoria e a Compaixão de Amida trabalhar sobre nós. A Fé, ou seja, a Sabedoria e a Compaixão de Amida que trabalha em nós, é nossa confiança no Voto Original de Amida.

Shinjin significa a confiança total do ser humano no Voto Original, e a dúvida é o estado mental que impede o ser humano de confiar no Voto. Esta dúvida é um problema inevitável para quem quer Ir-Nascer na Terra Pura. De fato, com frequência, quanto mais tenta-se atingir o Nascimento, tanto mais se nota a dúvida radicada profundamente no coração. Não se pode extinguir a dúvida, enquanto, afastado do Voto, o ser humano se apega a seu próprio poder.

Os Hinos Contra a Dúvida esclarecem o problema acima referido e também tornam distintas as diferenças entre o conceito de Shinjin em Shinran e o ensinamento budista de moralidade baseado na teoria do karma. De fato, somos ensinados a praticar o bem, mas o objetivo do Budismo, isto é, o Nirvana, não pode ser atingido praticando-se o bem no sentido moral. Nas escolas tanto Theravada quanto Mahayana se requer o “bem supramundano”. A esse respeito, Shinran adverte que o bem, quer seja no sentido moral ou supramundano, tais como observância dos preceitos, não é capaz de nos levar ao Nirvana (Terra Pura). Se procuramos atingir o Nascimento acreditando no efeito produzido pelos atos bons e pelos atos maus, não importa o grau de intensidade com que repetimos o Nembutsu, podemos no máximo nascer na Fronteira da Terra Pura. Somente através do Coração Confiante que nos é proporcionado pelo Voto Original de Amida é que poderemos obter o derradeiro nascimento na Terra Pura e realizar o Nirvana.

Adaptação de um estudo sobre o Shozomatsu Wasan, publicado pelo Centro Internacional do Hongwanji (Honpa Hongwanji) de Kyoto - Japão, por Rev. Wagner Haku-Shin.