NOTAS SOBRE O SHOSHINGE – 5

Rev. Prof. Dr. Ricardo Mário Gonçalves

 

O Nome fundamentado no Voto Original é o ato que garante a Reta Segurança;

Ele tem por causa o Voto da Sincera e Serena Fé.

O alcance da Iluminação Equânime e a Realização do Grande Nirvana

São devidos à concretização do Voto que garante a infalível obtenção da Extinção.

 

1.Considerações Gerais: Aqui são expostos dois dos 48 Votos do Buda Amida que se revestem de grande importância na Doutrina de Shinran: o 18º (Voto da Sincera e Serena Fé) e o 11º (Voto que garante a infalível obtenção da Extinção).

1.1.Propomos o termo Extinção ao invés de Nirvana na tradução do verso relativo ao 11º Voto. Ainda que no original sânscrito do Grande Sutra, na tradução tibetana e na tradução chinesa de Bodhiruci (que foi consultada por Shinran) seja usada a expressãoNirvana, na tradução chinesa atribuída a Samghavarman, definida por Shinran como sendo a expressão da Verdade, é usado o termo Extinção, mantido na tradução francesa do Rev. Jean Eracle. Lembremos que por Nirvana se entende a extinção da ignorância, da cólera e do desejo, as causas fundamentais de todos os sofrimentos.

1.2.Lembremos que há dois Bodhiruci: a. Bodhiruci I (séc. VI), citado no Shoshinge, teria transmitido o Sutra da Contemplação ao Patriarca T’an-luan; b. Bodhiruci II (séc. VIII), elaborou uma tradução do Grande Sutra entre 706 e 713.

 

2.Conceito de Voto (Pranidhana, em sânscrito): No Budismo Mahayana, a atitude de formular Votos ou Juramentos é comum a todos os Bodhisattvas ou futuros Budas. Temos, em primeiro lugar, os Votos Universais ou Gerais, a saber, os Quatro Grandes Votos (jap. Shiguseigan), comuns a todos os Bodhisattvas:

Inumeráveis são os seres viventes, mas eu juro salvá-los.

Inesgotáveis são as paixões, mas eu juro extingui-las.

Incontáveis são os Dharmas, mas eu juro aprende-los.

Supremo é o Caminho Búdico, mas eu juro realizá-lo.

No Budismo Esotérico, ao invés de Quatro, temos Cinco Grandes Votos (jap. Godaigan):

Inumeráveis são os seres viventes, mas eu juro salvá-los.

Incontáveis são as venturas e as sapiências, mas eu juro acumulá-las.

Inumeráveis são os Dharmas, mas eu juro aprendê-los.

Incontáveis são os Budas, mas eu juro servi-los.

Supremo é o Despertar, mas eu juro realizá-lo.

Temos, depois, os Votos Particulares, formulados em separado pelos diferentes Budas e Bodhisattvas. Assim, temos, por exemplo, os 12 Votos do Buda Médico (Yakushi Nyorai ou Bhaisajyaguru), os 12 Votos do Bodhisattva Samantabhadra (Fugen), etc. Na Doutrina da Terra Pura, revestem-se de particular importância os 48 Votos formulados pelo Bodhisattva Dharmakara, o futuro Buda Amida.

Os 48 Votos do Buda Amida podem ser divididos em três grupos:

  1. a)Os Votos relativos à realização do próprio Buda Amida: os Votos Nºs 12 e 13, referentes à Luz e à Vida Infinitas de Amida, já estudados, e o Voto Nº 17, que garante que o Nome de Amida será louvado por todos os Budas;
  2. b)Os Votos relativos à Terra Pura: o Voto Nº 31, que assegura que a Terra Pura será um mundo puro e imaculado, e o Voto Nº 32, que promete que a Terra Pura será plena de magníficos e gloriosos esplendores e maravilhosas fragrâncias:
  3. c)Os Votos relativos à realização dos seres viventes: os demais 43 Votos. Vemos assim que a preocupação com a salvação do outro é fundamental na Doutrina da Terra Pura. Os Votos Nº 18 e Nº 11, aqui expostos por Shinran, pertencem a este último grupo.

 

3.O Voto Nº 18 garante a salvação pela Fé e pelo Nembutsu a todos os seres que invocarem Amida:

Se, tornado eu Buda, todos os seres viventes das Dez Direções, tendo a Fé Sincera, a Fé Serena e o anseio de ir-nascer em meu País, pensarem em mim até dez vezes e não obtiverem o ir-nascer, renunciarei ao Perfeito Despertar. Excetuam-se os culpados das cinco Perversidades e os detratores do Dharma.

 

4.O Voto Nº 11 garante que todos os que nascerem na Terra Pura certamente atingirão o Nirvana. Este Voto assegura a perfeita ortodoxia da Doutrina da Terra Pura, já que atingir o Nirvana é o supremo objetivo buscado por todas as escolas budistas.

Se, tornado eu Buda, os homens e os deuses de meu País não integrarem a Assembléia dos Estabelecidos, vindo certamente a atingirem a Extinção, renunciarei ao Perfeito Despertar.

 

5.Questões de Vocabulário:

5.1.O Nome fundamentado no Voto Original = O Nembutsu.

5.2.Reta Segurança = O Estado de Retamente Estabelecido alcançado por aquele que vivenciou a Fé concedida pelo Buda Amida.

5.3.Voto de Sincera e Serena Fé = O 18º Voto.

5.4.O Alcance da Iluminação Equânime e a Realização do Grande Nirvana = Nesta passagem referente ao 11º Voto, Shinran emprega as expressões usadas por Bodhiruci em sua tradução do Grande Sutra.

5.5.Iluminação Equânime = A Iluminação dos que alcançam o ir-nascer na Terra Pura e formam a chamada “Assembléia dos Retamente Estabelecidos”; quase idêntica ao Perfeito Despertar dos Budas.

5.6.Grande Nirvana (em sânscrito, mahaparinirvana) = Há que lembrar que a expressão nirvana significa originalmente apagar, como quem apaga uma vela com um sopro. Diz-se da extinção das causas do sofrimento, a saber, a ignorância, a cólera e o desejo. Alguns estudiosos ocidentais interpretaram erroneamente o Nirvana como sendo a extinção da personalidade. Trata-se, na verdade, de uma condição inefável, além da palavra e do pensamento.

5.7.Voto que garante a infalível obtenção da Extinção = O 11º Voto.

 

6.As duas faces de Shinran: o pregador popular e o erudito.

Shinran geralmente é conhecido como um homem de fé que levou a mensagem libertadora do Nembutsu às massas, aos pobres e aos excluídos da sociedade japonesa de seu tempo, utilizando uma linguagem acessível aos iletrados. Não devemos esquecer, entretanto, que essa atividade missionária era respaldada por um sólido trabalho de erudição. Lembremos que a obra capital de Shinran, o Kyôgyôshinshô, é um trabalho de erudição escrito para defender a Doutrina do Nembutsu do Mestre Hônen das críticas feitas pelo monge erudito Myôe (1173-1232) em seu tratado Saijarin (A Roda que despedaça o erro). Já no primeiro livro do Kyôgyôshinshô – O Livro da Doutrina – Shinran submete o Grande Sutra a um trabalho de colação (do latim collatione), ou seja, um estudo comparativo das várias versões do texto sagrado acessíveis a ele. A colação é uma etapa fundamental do trabalho de crítica textual, em estudos religiosos, históricos e literários.