NOTAS SOBRE O SHOSHINGUE – 11

Rev. Prof. Dr. Ricardo Mário Gonçalves

 

Autores de tratados da Índia, a Terra do Ocidente,

E insignes monges do País do Centro e da Terra do Sol Nascente

Revelaram o correto propósito da manifestação do Grande Sábio

E esclareceram que a Promessa Original do Tathagata é adequada à condição humana.

 

1. Considerações Gerais: No segmento anterior terminou a segunda parte do Shoshinge, dedicada à exposição da Doutrina do Grande Sutra. Com o presente segmento tem início a terceira parte, onde são expostas a história e as doutrinas dos Mestres da Tradição da Terra Pura. Assim, aqui é anunciada a exposição da linhagem da transmissão do Dharma segundo o Budismo Shin. É a chamada Linhagem dos Sete Patriarcas. É importante verificar que aqui se demonstra que o Budismo Shin não é uma “seita japonesa” criada de forma arbitrária, mas sim o resultado da correta transmissão do Dharma Búdico da Índia ao Japão, via China. Trata-se, pois, de uma doutrina de alcance universal.

 

2. Questões de Vocabulário:

2.1. Índia (jap. Indo) = Índia é o nome dado por estrangeiros ao país que os naturais denominam Bharat (da lendária dinastia Bharata). O nome “Índia” deriva de Sindhu, nome do rio Indus ou Indo. Os persas alteraram o nome para Hendhu ou Hindhu, forma que está na origem do termo greco-latino Índia e do japonês Indo, via China.

2.2. Terra do Ocidente (jap. Saiten) = A Índia considerada a partir dos países do Oriente, isto é, da China e do Japão.

2.3. Autores de tratados = Referência aos Bodhisattvas Nagarjuna (cerca de 150 – 250) e Vasubandhu (cerca de 320 – 400).

2.4. País do Centro (literalmente Chûka ou “Hsia do Centro”) designação da China como Centro do Mundo. Os chineses sempre esposaram a ideologia do Sinocentrismo; consideravam seu país como situado no Centro do Mundo. Essa ideologia dá origem ao nome atual do país, Chung-Kuo (jap. Chûgoku), ou seja, “País do Centro”. Existe também o nome Chung-Hwa (jap. Chûka), ou seja, “Flor do Centro”. Hsia (Ka, em japonês) é o nome de uma lendária dinastia que teria existido nas origens da civilização chinesa; no presente contexto, o termo significa “Grande”.

2.5. Insignes monges = Referência aos Patriarcas Chineses {T’an-luan (476-542), Tao-cho (562-645) e Shan-tao (613-681)} e Japoneses {Genshin (942-1017) e Hônen(1133-1212)}.

2.6. Grande Sábio = o Buda Histórico Sakyamuni.

2.7. Promessa Original do Tathagata = O Voto Original do Buda Amida.

 

3. A Cosmovisão de Shinran: A cosmovisão de Shinran é a concepção budista do Universo: um incontável conjunto de mundos, cada um deles disposto em torno de uma montanha central (Sumeru), em volta do qual se estendem os continentes. Ao sul temos o continente Jambu-Dvipa (jap. Embudai), morada dos seres humanos. A oriente do mesmo situam-se as ilhas periféricas, entre as quais os japoneses localizavam seu arquipélago. Podemos dizer que foi o Budismo que deu aos japoneses a consciência de pertencerem a um mundo onde existem vários povos e civilizações: Pérsia, Índia, Ásia Central, China, etc. O único texto japonês por mim conhecido que expõe sistematicamente a cosmovisão budista, inserindo na mesma o Japão, é o Jinnô Shôtôki (Relato da Legítima Linhagem dos Soberanos Humanos) do letrado Kitabatake Chikafusa (1293-1354).

 

4. A Linhagem Tradicional do Budismo Shin: Conforme a exposição feita por René Guénon em Aperçus sur l’Initiation, toda a doutrina tradicional autêntica é capaz de apresentar uma linhagem de transmissão doutrinária remontando a uma origem transcendente, não humana. Na Igreja Católica, temos o conceito de Sucessão Apostólica: são autênticas as Igrejas fundadas por um dos Doze Apóstolos e as delas derivadas (p. ex., a Igreja de Roma, fundada por São Pedro) e são legítimos os bispos sagrados através de uma linhagem episcopal que tenha origem em um dos Doze. No Budismo, as escolas reconhecidas como ortodoxas apresentam linhagens de transmissão doutrinária de mestre a discípulo (kechimyaku) remontando ao Buda Histórico Sakyamuni e, às vezes, para além do mesmo. O Budismo Zen, por exemplo, apresenta uma linhagem de Patriarcas indianos, chineses e japoneses que se origina nos Sete Budas do Passado (Sakyamuni e seis Budas anteriores a ele). A Escola Shingon apresenta uma linhagem que se origina na Transmissão do Dharma feita pelo Buda Cósmico Mahavairocana ao Vajrasattva, o Discípulo Primordial. Na linhagem da Terra Pura, temos, em um illud tempus além da história humana, a transmissão do Dharma feita pelo Buda Lokesvara-raja ao Bodhisattva Dharmakara, futuro Buda Amida. Sakyamuni, por sua vez, revela a história do Voto Original do Buda Amida, aprofundada e transmitida pelos Sete Patriarcas. A partir de Shinran, o Dharma é transmitido através da linhagem dos Grão-Mestres do Honganji.

No livro Hasshû Kôyô (Exposição Sintética das Oito Escolas) do monge erudito Gyônen(1242-1321) encontramos a seguinte versão alternativa da linhagem da Terra Pura:

Asvaghosa – Nagarjuna – Vasubandhu – Bodhiruci – T’an-luan – Tao-ch’o – Shan-tao – Ekan.