Não existe Budismo sem Ecologia

buddha_ecoQuando refletimos sobre o significado e a influência do Budismo nas nossas vidas, logo pensamos no Respeito à Vida, que inunda os corações budistas. Todos aqueles que encontram o Voto Original de Amida, tem gravado em suas mentes o sentimento de respeito a todos os seres e a tudo que existe na superfície do nosso Planeta. Todos nós, budistas, precisamos tomar consciência de que este respeito deve estar impregnado nos nossos corações e ações, e deve ser concedido a todos os seres animais, vegetais e minerais, sendo esta a única condição que o Buda Amida nos impõe para atingirmos a alegria de viver. Considerando que cada um de nós é unidade da cadeia formada, nós dependemos uns dos outros para sobreviver.

Prejudicar um que seja, prejudica o funcionamento da cadeia e prejudica nossa salvação, a salvação que buscamos no aqui e agora. Se compreendermos que até os minerais fazem parte dessa cadeia, como o potássio, o magnésio, o cálcio etc., e sobretudo a água, deduziremos que estamos realmente todos interligados através de uma dependência que se alimenta do respeito que dirigimos a todas essas formas de vida. Isto é viver de acordo com os ensinamentos do Buda. Isto é estar profundamente ligado à Ecologia; que é a ciência que nos ensina a ter um bom relacionamento com o meio ambiente, evitando a quebra dos ecossistemas, que automaticamente criam bolsões de caos dentro da perfeição do Buda Amida.

Cabe a nós seres humanos transmitir os benefícios de proteção aos outros seres, conscientes de que somos uma unidade deste Todo Amida, e conscientes de que protegendo a todos estamos sendo protegidos do caos e encontrando a Salvação, dia após dia, aqui e agora. Dessa relação de benefícios transmitidos e recebidos, concluí- mos que devemos respeitar e proteger o meio ambiente onde encontramos o oxigênio que respiramos, a água que nos mata a sede, os alimentos que repõem nossos gastos corporais, o Sol sem o qual não sobrevivemos e enfim. todos os minerais que compõem nossa estrutura orgânica. Se o budismo é uma religião e por isso é um caminho de alívio dos nossos sofrimentos, vemos que a Ecologia como uma ciência também é um caminho de alívio dos sofrimentos. Vemos ainda que os dois caminhos estão tão entrelaçados que tornam-se um caminho único.

O espírito budista-ecológico é então a “bússola” do discípulo que abraça o caminho budista, passando a fazer parte da sua essência. Aqui surge um comprometimento tal que não existe a necessidade de pensar em proteger o meio ambiente, em analisar as situações e tomar decisões protetoras. A atitude do coração budista para isso surge natural e automaticamente. Isso é Amida. Isso é o Outro Poder. Isso é o nosso Budismo Shin. Tudo isso nos é dado por Amida, nos direcionando para uma vida dentro da Sua Verdade Fundamental da Realidade Essencial. Conclusão: Não existe Budismo sem Ecologia.

Revª Leninha Brasileiro
dezembro/2014

Extraído do folhetim Bom Amigo Edição nº 01 Janeiro de 2015, MISSÃO SUL AMERICANA DE BUDISMO SHIN ORDEM OTANI