生死 (Shôji)

26 de agosto de 2013 às 18:40

No Budismo a palavra 生死(shôji) , que aparece 3 vezes no Shôshingê , em japonês pronuncia-se “seishi”, significa Nascimento/Morte. Trata-se de uma única palavra, portanto não é interpretada como nascimento & morte. Para o Budismo, 生死(shôji) nascimento e morte não são separados, são os dois lados de uma mesma realidade. Nascimento é morte, posto que desde que nascemos, todos nós, infalivelmente estamos caminhando para a morte. Não se trata de separar dois substantivos, um é o outro, um não existe sem o outro. E como nascimento é morte, morte também é (re)nascimento. No Amida-kyô existe a expressão 倶会一処 (Kuê-issho), que significa que graças a compaixão de Amida, todos nós, um dia nos reencontraremos, juntos no Jôdo, a Terra Pura.

O kanji 生significa nascer, viver, brotar e sua origem é justamente advinda da observação de uma planta brotando do chão.

O kanji 死 significa morte, morrer. Se origina pela imagem de uma pessoa encarando ossos brancos. Ao deparar-se com uma ossada, o homem percebe imediatamente a finitude da vida orgânica. É uma analogia muito interessante, pois nós enquanto vivos, só percebemos a morte quando somos defrontados por ela, diante da ossada branca encaramos o inevitável. E assim, graças a essa lembrança da nossa fragilidade e limitação, aprendemos a valorizar a vida.

(Trecho do meu Hôwa para o Obon 2013)